Ogo-01

A Ogo é uma cadeira de rodas que chama a atenção por contar com um controle que dispensa o uso das mãos para o deslocamento do usuário. Basta que o usuário desloque o seu peso para o lado que quer ir, e a cadeira vai se mover nessa direção, oferecendo uma maior liberdade de movimento e interação com o ambiente.

A necessidade de colocar os deficientes em melhores condições para conviver com o ambiente externo foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse projeto. Além do movimento do corpo, a Ogo pode ser controlada por um joystick, para uma maior precisão, além de duas asas laterais, para que as pessoas que não contam com controle abdominal possam se inclinar nas laterais para controle de deslocamento. A cadeira tem um freio de mão, para que o usuário possa se inclinar sem medo, evitando movimentos indesejados.

A Ogo tem inclinação de 30 graus, que é mantido quando se está subindo ou descendo as costas, sem afetar o sistema de controle. Também pode se deslocar em velocidade maior, e sua bateria de lítio possui autonomia de 40 quilômetros, o que deve dar para um dia de uso.

A cadeira está em fase de pré-produção, e o modelo final deve chegar ao mercado em breve. Seu preço não foi anunciado, mas a promessa é que a mesma seja a mais econômica possível.

Vídeos demonstrativos a seguir.

 

Via ogo Technology