Olha o Windows 11 rodando no Surface Duo… | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Gadgets » Olha o Windows 11 rodando no Surface Duo…

Olha o Windows 11 rodando no Surface Duo…

Compartilhe

Um desenvolvedor conseguiu executar o Windows 11 na primeira versão do Surface Duo da Microsoft. E, dessa forma, o papinho da gigante de Redmond que alegou esse tempo todo que “o novo sistema operacional só pode funcionar em computadores com o TPM 2.0” vai caindo por terra, dia após dia.

Gustave Monce, desenvolvedor envolvido em projetos do WOA (Windows on ARM) conseguiu executar a versão ARM64 do Windows 11 no dispositivo Surface Duo original. É sempre importante lembrar que, antes do Android, o gadget iria receber o Windows 10X, o que torna a façanha menos absurda.

De qualquer forma, vamos descobrir como ele conseguiu isso.

 

 

 

O que poderia ser, mas não foi

O Surface Duo teve várias fases na Microsoft, e uma delas envolveu o Windows 10X, que nunca chegou a ser oficial. No final das contas, veio o Windows 11, e o Duo recebeu o Android, que era o caminho mais rápido, fácil e confiável para o dispositivo com duas telas.

De qualquer forma, Monce fez com que o Surface Duo executasse o Windows 11, e detalhou o processo passo a passo em sua conta no Twitter. No final do processo, está lá a tela de inicialização do sistema operacional, o que mostra que ele completou o processo de instalação do software.

Diante disso, eu pergunto: por que ficar de miséria pra cima da gente, dona Microsoft?

O Windows 11 aparenta ser um sistema operacional robusto e confiável (não posso afirmar isso porque ainda não tive a coragem de instalar o software nos meus computadores), herdando a principal virtude do Windows 10: a otimização.

Por mais que o argumento da segurança de dados do usuário seja válido (principalmente nos dias de hoje), deixar de fora computadores com um hardware eficiente e poucos anos de vida só deixa o sentimento de frustração em muitos usuários que investiram em componentes para deixar o PC funcional, e só atualizando o Windows quando necessário.

De qualquer forma, o tempo está mostrando que a Microsoft tenta empurrar para nós um “vai que cola” nos argumentos em não permitir que o Windows 11 esteja disponível em um computador com processador Intel Core de sexta ou sétima geração, que até semana passada rodava o Windows 10 muito bem.

 

 

 

Uma comunidade que quer o Windows em dispositivos ARM

Não é a primeira vez que testemunhamos o Windows 11 funcionando em um dispositivo ARM. Não faz muito tempo que instalaram o Windows 10 em um telefone Lumia 950 XL, o que reforça a flexibilidade do software da Microsoft que mencionei um pouco antes.

Vale lembrar que a Microsoft oferece versões ARM dos seus sistemas operacionais, o que mostra que a empresa não faz oposições aos experimentos que aparecem por aí.

Ainda não apareceram vídeos deste Surface Duo com Windows 11, mas é bem provável que esse tipo de evidência vai aparecer na internet mais cedo ou mais tarde.

É só você ter um pouco de paciência.


Compartilhe
@oEduardoMoreira