macbook-apple

A WWDC 2016, conferência para desenvolvedores da Apple, justficou o seu nome: foi essencialmente um evento para os desenvolvedores, algo que é muito bom para essa comunidade, mas um pouco decepcionante para quem esperava novidades no segmento de hardware. Alguns rumores indicavam para a apresentação de novos MacBooks, mas a Apple não fez qualquer menção sobre uma atualização desse ou de qualquer outra solução de hardware.

A postura gerou críticas de certos usuários que acreditavam ver na WWDC a oportunidade perfeita para a renovação de algumas de suas linhas de produto. Já temos mais de 390 dias que o MacBook Pro não é atualizado, e mais de 460 dias que o MacBook Air não recebe novidades de uma Apple que parecia ter centrado suas atenções no MacBook. Os usuários querem novos equipamentos, mas parece que a gigante de Cupertino vai guardar essa carta na manga um pouco mais.

Recentemente apareceram vazamentos de potenciais modelos do MacBook Pro com telas touch e com outras melhorias que poderiam chegar aos equipamentos que não são atualizados há muito tempo. Há quem diga que os atuais modelos do MacBook Pro e MacBook Air são “as piores compras em notebooks que você pode fazer” e, de fato, existem vários modelos com relação custo-benefício muito mais interessantes. Por outro lado, a construção, design e desempenho dos portáteis da Apple merecem muito destaque, mesmo com o passar do tempo.

Mas o ser humano quer mais, e algo melhor. E a Apple não está entregando isso.

macbook-apple-02

Obviamente, a linha de portáteis da Apple não é a única afetada: outros dispositivos como o Apple Watch, o esquecido Mac Pro (mais de dois anos sem notícias relevantes) ou o Thunderbolt Display que muitos esperavam que aparecesse em uma versão renovada com resolução 5K em algum momento.

Tudo são incógnitas nesse caso, e ainda que fique claro que teremos uma renovação de dispositivos móveis em setembro (iPhone 7, novos iPads), muitos acreditam que a Apple está perdendo aqui uma grande oportunidade de capitalizar. E alguns usuários acabarão perdendo a paciência, e podem acabar escolhendo outras opções.