Compartilhe

Hoje a Organização Mundial de Saúde anuncia o lançamento do Alerta de Saúde da OMS no WhatsApp. O novo serviço gratuito foi desenvolvido para responder a perguntas sobre o Coronavírus e fornecer informações rápidas, confiáveis e oficiais 24 horas por dia, em todo o mundo. O serviço também ajudará nas tomadas de decisão do governo, fornecendo os números atualizados e um relatório da situação.

Para contatar o Alerta de Saúde da OMS, basta salvar o número +41 79 893 1892 na agenda de contatos do telefone e, em seguida, enviar a palavra ‘Oi’ em uma mensagem no WhatsApp para começar. O serviço responde a uma série de solicitações e será atualizado diariamente com as últimas informações.

Você também pode visitar o Hub de informações do Coronavirus do WhatsApp em  whatsapp.com/coronavirus e clicar no link da OMS na página inicial para abrir um bate-papo com o Alerta de Saúde da OMS, se o WhatsApp estiver instalado.

O Alerta de Saúde da OMS fornecerá informações oficiais sobre diversos tópicos incluindo como se proteger de infecções, conselhos para viagens e desmistificação de mitos sobre o coronavírus. O serviço será lançado inicialmente em inglês, mas estará disponível nos seis idiomas das Nações Unidas nas próximas semanas (inglês, árabe, chinês, francês, russo e espanhol).

O Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, disse: “A tecnologia digital nos dá uma oportunidade sem precedentes para que informações vitais sobre saúde se tornem virais e se espalhem mais rapidamente que a pandemia, ajudando-nos a salvar vidas e proteger os vulneráveis. Estamos orgulhosos de ter parceiros como o Facebook e o WhatsApp, que estão nos apoiando no alcance de bilhões de pessoas com informações importantes sobre saúde.”

Mark Zuckerberg comentou: “Trabalhamos em nossos produtos e serviços para garantir que todos tenham informações precisas sobre o COVID-19, e hoje anunciamos uma maneira de obter informações sobre saúde diretamente da Organização Mundial da Saúde via WhatsApp. Com o Alerta de Saúde da OMS, você poderá receber dicas simples sobre como se proteger, as últimas notícias e respostas às perguntas frequentes que você pode compartilhar rapidamente com amigos e familiares. Agradecemos à OMS pela parceria que torna este serviço possível. ”

Desde fevereiro, o WhatsApp contatou dezenas de governos para auxiliar em seus esforços para fornecer informações precisas ao público em geral. O Alerta de Saúde da OMS é a mais recente linha de apoio oficial de uma ONG ou governo disponível no WhatsApp, juntando-se ao Governo de Cingapura, Ministério da Saúde de Israel, Departamento de Saúde da África do Sul e o Ministério de Comunicação e Tecnología da Informação da Indonésia. Também estamos trabalhando ativamente para lançar serviços locais com outros países.

No início desta semana, o WhatsApp, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, UNICEF e PNUD, lançou o Hub de Informações do WhatsApp sobre o Coronavirus, para fornecer orientação simples e útil para profissionais da saúde, educadores, líderes comunitários, organizações sem fins lucrativos, governos e empresas locais que dependem do WhatsApp para se comunicar. O site também oferece dicas e recursos gerais para usuários de todo o mundo para reduzir a disseminação de rumores e se conectar com informações precisas sobre saúde.

O WhatsApp também anunciou uma doação de US$ 1 milhão à Rede Internacional de Verificação de Fatos para apoiar a verificação de fatos da  #CoronaVirusFacts Alliance, para relatar rumores que podem estar circulando em vários serviços de mensagens, incluindo o WhatsApp ou SMS.


Compartilhe