Compartilhe

Listas são subjetivas. Dependem de vários critérios previamente estabelecidos, e não somos obrigados a concordar com elas. Mas nesse caso em particular, eu não concordo com esse ranking de jeito nenhum.

Mesmo eu considerando os tacos mexicanos simplesmente deliciosos (apesar de particularmente preferir o burrito como o meu prato mexicano favorito), eu sinto muito mais… os tacos não contam com chance alguma na minha preferência gastronômica contra o belo churrasco brasileiro.

Sim, amigo leitor. Eu estou cometendo a audácia de afirmar que o churrasco brasileiro é melhor que o churrasco argentino, que muitos dizem que é o melhor churrasco do mundo.

Porém, como eu disse no começo do post, gosto é subjetivo, e esta é apenas a minha opinião. Que é bem diferente da opinião do pessoal do site Taste Atlas, que elegeu o tal Tacos al Pastor como “o melhor prato do mundo”.

Só em sonho…

 

 

Tacos al Pastor: o número um do mundo

 

 

Os mexicanos contam com uma das melhores gastronomias do mundo, e apesar de jamais chegar perto de um Tacos al Pastor (não que eu me lembre), eu até acredito que o prato é realmente delicioso. Bom, pelo menos a lista de ingredientes e o modo de preparo apontam para isso.

 

 

Receita de Tacos al Pastor

 

Ingredientes:
2,5 kg de ombro de porco

3 colheres de sopa de colorau em pasta

2 colheres de sopa de pimenta em pó

1 colher de sopa de alho em pó

1 colher de sopa de orégano

1 colher de sopa de cominho

1 colher de sopa de sal

1 colher de sopa de pimenta do reino

¾ de xícara de vinagre

1 xícara de suco de abacaxi

1 abacaxi, descascado e fatiado em rodelas de 2,5cm

1 espeto grosso de madeira, cortado para altura do seu forno

10-12 tortilhas de milho pequenas

1 cebola branca, em fatias finas

1 xícara de coentro em pedaços pequenos

1 xícara de molho de sua escolha

 

Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 180º C.

2. Corte o ombro de porco em fatias de cerca de 1 centímetro, em seguida, transfira para um prato ou tigela grande.

3. Em uma tigela, misture o pó de achiote, pimenta em pó, alho em pó, orégano, cominho, sal, pimenta, vinagre e suco de abacaxi, triturando e mexendo até ficar homogêneo sem grumos.

4. Despeje a marinada sobre a carne, em seguida, mexa as fatias de porco para garantir que elas fiquem cobertas de todos os lados. Enrole o prato / tigela em plástico filme, em seguida, marine a carne de porco por pelo menos 2 horas na geladeira.

5. Em uma assadeira forrada com papel manteiga ou alumínio, coloque uma fatia ou duas do abacaxi. Pegue um espeto de madeira e enfie-o bem no meio do abacaxi.

6. Coloque as fatias ao longo do espeto em camadas, até que sobre um espaço de 2,5cm. Coloque outra fatia de abacaxi no topo.

7. Asse por cerca de uma hora e meia.

8. Descanse a carne por 10 minutos, em seguida, tire fatias finas. Corte fatias finas do abacaxi assado também.

9. Para montar e servir, coloque um pouco de carne de porco sobre as tortilhas, seguido por alguns pedaços de abacaxi, uma pitada de cebola, uma pitada de coentro, e em seguida, uma colher pequena da molho.

10. Bom apetite!

Serve de 10 a 12 pessoas

 

O Taste Atlas é conhecido como o Atlas do Sabor, e fez uma lista com os 100 melhores pratos do mundo. E é uma lista muito complicada de ser feita, pois encontramos pratos muito populares no mundo todo, como a Pizza Napolitana, a Lasanha e o já citado Churrasco brasileiro. No final, o site escolheu o prato mexicano, com uma nota 4.4 em 5.

 

 

A lista dos 10 melhores pratos do mundo, segundo o Taste Atlas

 

1. Tacos al Pastor (México)
2. Pizza Napolitana (Itália)
3. Lasanha (Itália)
4. Churrasco (Brasil)
5. Khachapuri (Geórgia)
6. Cévapi (Bosnia e Herzegovina)
7. Ceviche (Peru)
8. Sushi (Japão)
9. Spaghetti a la Carbonara (Itália)
10. Ragu a la Bolonhesa (Itália)

 

Uma observação: o jiló não está nem entre os 100 melhores. E este é mais um argumento para que eu jamais venha a gostar dessa iguaria.


Compartilhe