Os 20 anos de buscas no Google | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Os 20 anos de buscas no Google

Os 20 anos de buscas no Google

Compartilhe

Nem parece que faz tanto tempo assim e, ao mesmo tempo, a impressão que fica é que ele sempre esteve aqui. Fato é que o buscador do Google já tem 20 anos de vida, e está completamente incorporado em nossa vida conectada.

O Google chegou para destruir todos os diretórios web da época, principalmente o Yahoo!, que era a força dominante na época. Seu sistema avançado de exploração da web e o algoritmo de apresentação dos resultados de busca bem complexo foram os principais ingredientes do sucesso dessa relevante ferramenta.

Apenas Larry Page e Sergey Brin, então estudantes de Stanford, acreditavam que o Google se tornaria um gigante. E o tempo deu razão para os dois.

 

 

 

Por que 20 anos do Google Search?

Muitos usuários fanáticos por tecnologia sabe que o Google nasceu como empresa e iniciou o seu serviço de buscas pela internet em 1998. Porém, o momento em que o buscador se tornou um gigante, apresentando as buscas mais populares de cada ano aconteceu apenas em 2021.

E enquanto não temos a lista dos temas mais pesquisados de 2021, vale a pena revisar o histórico de buscas dos últimos 20 anos via Trends. Tanto pela nostalgia como pelo exercício de perspectiva histórica.

Por exemplo, em 2001, a Nokia era a marca mais procurada no Google, o fenômeno do MP3 era tão poderoso, que contava com a sua categoria própria, destacando serviços como Morpheus, Napster, Gnutella, Kazaa e Audiogalaxy. O homem mais pesquisado naquele ano foi Nostradamos, e a mulher mais procurada na web foi Britney Spears.

 

 

 

Revisar o passado é preciso para compreender o presente

Quando voltamos para 2008, constatamos que as séries de TV (que, naquela época, já eram assistidas na tela do computador por causa dos downloads de arquivos de vídeos) viviam um momento de elevada popularidade.

Séries como Heroes, Prison Break, Lost e House estavam em evidência nas buscas do Google. Por outro lado, outro importante assunto de 2008 foi a queda da empresa Lehman Brothers, o que provocou uma crise econômica sem precedentes.

Já em 2009, conseguimos encontrar outros fatos interessantes e relevantes no âmbito global, como o Windows 7, o medicamento Tamiflu, o Nokia N97 e a tecnologia LightScribe que permitia estampar imagens na parte superior dos CDs.

Como você pode ver, a internet já era bem dinâmica no passado. E no presente, apesar da sensação que nada mudou nos últimos dois anos (ou que só passamos esse tempo falando de um assunto em específico), a flexibilidade e abrangência de temas pesquisados na internet é enorme.

Dessa forma, fica mais fácil entender o comportamento dos usuários de internet com o passar dos anos. Por isso, fazer a revisão histórica dos últimos 20 anos do Trends do Google pode ser mais do que interessante para nos colocarmos dentro desse contexto histórico que é mais que interessante.

Já que não temos uma máquina do tempo que permita a viagem de volta para o passado, essa revisão é o que temos para hoje. E é uma ótima forma de matar o tempo antes de receber o Trends de 2021, que vai revelar como foram os nossos últimos 12 meses, segundo as pesquisas feitas por nós mesmos no Google.


Compartilhe