No final de 1991, um grupo de pesquisadores que trabalhavam em um laboratório de computadores da Universidade de Cambridge, montaram uma câmera no local e desenvolveram o software para um único objetivo: descobrir se na sala de café havia café ou não.

O programa foi desenvolvido para que o ‘servidor’ encarregado de capturar as imagens (aproximadamente três imagens por minuto) exibissem os fotogramas do local. O software foi batizado como XCoffee.

 

 

Em 1993, foi adicionada a etiqueta IMG ao HTML para que os sites pudessem incluir as imagens. Posteriormente, o software foi modificado para responder a petições pela web e conexão efetiva com a internet.

Desse modo, a XCoffe se transformou na primeira webcam da história. Ela seguiu em funcionamento até 22 de agosto de 2001, quando foi desligada para sempre.

 

 

Depois de desativada, ela foi leiloada no eBay para financiar uma nova cafeteira. A revista Der Spiegel comprou o item por 3.350 libras, o que deve ter resultado em uma boa cafeteira e café por alguns anos.