Compartilhe

O Windows 1.01 foi lançado em 20 de novembro de 1985. E como eu e você somos ótimos em matemática, não é difícil concluir que ele está completando 35 anos exatamente no dia de hoje.

A pequena variação do Windows 1.0 nunca chegou a ser comercializada, algo quase inusitado vindo da Microsoft, considerando que estamos falando de uma empresa iminentemente comercial, que desde os seus primórdios focou nas atualizações dos seus produtos para reter os usuários.

Agora, você tem a chance de experimentar o Windows 1.01. Vários sites permitem a emulação dessa e de outras versões de sistemas operacionais do passado a partir do navegador web.

Então, vamos dar uma olhada em como ele funcionava.

 

 

 

Um Windows sem janelas livres

 

 

Uma das coisas que mais chama a atenção no Windows 1.01 é que, diante do preto e branco que dominava a informática da época, a Microsoft optou por uma interface bem mais colorida e personalizável. Existem alguns ajustes que permitiam a modificação de absolutamente tudo que se refere à estética do sistema operacional.

Esta versão do Windows já contava com comandos para copiar e colar, além de um aplicativo dedicado à área de transferência. Também permitia o posicionamento de janelas em mosaico, pois é importante lembrar que, naquela época, você não podia posicionar a janela do sistema operacional em qualquer posição na tela, muito menos colocar janelas em primeiro ou segundo plano. Uma janela maximizava sempre iria ocupar uma parte da tela.

Também é possível ver a aparência de alguns aplicativos muito tradicionais, como a Calculadora ou o Bloco de Notas. Este último não mudou tanto como esperado, mantendo praticamente a mesma estética até os tempos atuais. Na área abaixo da janela da calculadora, é possível ver as janelas minimizadas, já que isso era possível desde aquela época.

 

 

Fechar janelas não estava diretamente associado ao “X” no canto superior direito, mas sim ao lado oposto da janela, do lado esquerdo. Nela, vemos um botão com três linhas que fecham as janelas ao dar um clique duplo. Algo estranho, mas é um recurso que ainda está disponível nas janelas do Windows 10.

É claro que o Windows 1.01 é praticamente inviável para o mundo conectado e para a informática atual. Mas pelo menos os mais novos conseguem conhecer uma das origens de um dos sistemas operacionais mais usados do planeta, além de usar um software que faz parte de um capítulo importante da história da informática moderna.

Feliz aniversário, Windows 1.01!

 

 

Via PCjs Machines


Compartilhe