Quem diria que o Godzilla completaria 70 anos de vida em plena forma, incluindo com uma vitória no Oscar que deixa uma lição clara para toda uma Hollywood que perdeu a criatividade nos efeitos visuais.
Em 2024, celebramos 70 anos desde a primeira aparição de Godzilla na tela grande, em “Japão sob o Terror do Monstro”. Desde então, este ícone da cultura pop se tornou um dos personagens mais amados e reconhecidos do cinema, protagonizando 38 filmes e se consolidando como uma força implacável de destruição e proteção.
Então, nada melhor do que dedicar algum tempo de nossas vidas para celebrar a existência desse amado monstro.
Lendário, e com uma história muito rica
Criado por Tomoyuki Tanaka, Eiji Tsuburaya e Ishirō Honda, Godzilla conquistou o público desde o início com sua imponência e poder devastador.
Ao longo dos anos, seu papel evoluiu de inimigo mortal da humanidade para protetor contra outras ameaças monstruosas, demonstrando a complexidade e o fascínio que o personagem inspira.
Podemos afirmar sem muitos exageros que Godzilla é um dos primeiros anti-heróis da história do cinema, o que já é um feito incrível para um personagem que não nasceu nos Estados Unidos.
Dentre as 38 produções estreladas por Godzilla, 33 são japonesas e 5 americanas. A primeira versão hollywoodiana, lançada em 1998 por Roland Emmerich, não obteve o sucesso esperado (até porque o diretor não conseguiu captar a essência do personagem).
Mas em 2014, o MonsterVerse deu novo fôlego ao monstro com o filme “Godzilla”, construindo um fenômeno inusitado para as novas gerações.
O sucesso de “Godzilla Minus One” foi estrondoso, a ponto de se tornar o filme com produção japonesa protagonizado pelo carismático mostro a maior bilheteria de sua história.
E o mais impressionante de tudo isso é que “Godzilla Minus One”, que recebeu um orçamento minúsculo, conseguiu conquistar o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2024, superando (por exemplo) “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, que recebeu muito mais dinheiro para a pós-produção.
Com tudo isso, era apenas questão de tempo para que uma nova aventura de Godzilla fosse anunciada. É provável que a próxima produção seja americana, seguindo o ritmo de lançamento de 7 anos entre os filmes japoneses (“Shin Godzilla” e “Godzilla Minus One”).
Com 70 anos de história, Godzilla continua a ser um símbolo de força, destruição e proteção, inspirando novas gerações de fãs e se consolidando como um dos personagens mais icônicos da cultura pop.
As novas aventuras do Rei dos Monstros certamente trarão ainda mais adrenalina para as telas, garantindo que seu legado continue a prosperar por muitos anos.
E em um tempo em que vivemos o etarismo escancarado, ver um monstro de 70 anos vencendo nos cinemas ao redor do mundo é algo empolgante e curioso.