surface

O primeiro Surface da Microsoft completa hoje (26) cinco anos de seu lançamento. O produto marcou um antes e um depois no mercado de portáteis, graças a sua aposta pelo conceito conversível 2 em 1.

O primeiro Surface foi anunciado em junho de 2012, mas só chegou ao mercado em 26 de outubro do mesmo ano. A Microsoft apostou em uma variante RT, com processador NVIDIA Tegra 3 com arquitetura ARM e Windows RT.

O lançamento gerou muita expectativa, mas os resultados iniciais não foram os esperados. A escassez de aplicativos, as possibilidades limitadas e o fraco desempenho que oferecia no início limitou consideravelmente suas vendas. Mas foi o que abriu caminho para toda uma família Surface.

Pouco depois, foi apresentado o Surface Pro, que apostava no uso dos processadores Intel Core 3000, de baixo consumo. O modelo permitia o uso da versão x86 do Windows 8, oferecendo acesso aos mesmos aplicativos que poderíamos utilizar em um PC convencional.

Essa foi a geração que obteve sucesso, e que se mantém até hoje. O Surface 2 RT até chegou ao mercado, mas voltou a ser um fracasso, sendo abandonado a partir de então.

Por outro lado, a Microsoft nunca abandou completamente a ideia de unir o Windows e os processadores ARM, uma ideia que volta com a emulação do Windows 10 com os processadores Snapdragon 835.

 

Via WindowsCentral