O personagem Capitão América estreou nos quadrinhos em 20 de dezembro de 1940, no meio da Segunda Guerra Mundial, e automaticamente se tornou um símbolo para os soldados que estavam no front.
Steve Rogers e Bucky Barnes foram dois dos super-heróis mais famosos durante a guerra, mas suas vendas caíram drasticamente com o fim do conflito, e a série foi descontinuada em 1950.
Quatorze anos depois, na primeira fase da Marvel, Stan Lee decidiu trazer o Capitão América de volta, explicando que ele havia sido perfeitamente preservado em um bloco de gelo durante todo esse tempo.
Décadas de várias aparições nos quadrinhos depois (e nos mais diferentes formatos), o Capitão América voltou a ser mainstream em 2011, com o lançamento de “Capitão América: O Primeiro Vingador”, filme que faz parte da primeira fase do MCU.
Agora que “Capitão América: Admirável Mundo Novo” é uma realidade, chegou a hora de reorganizar a filmografia do personagem. Não estão incluídos os filmes onde ele não seja o protagonista, filmes de animação ou a série de TV da década de 1940, que teve 15 episódios (e a esmagadora maioria de nós não viu).
Dito isso, vamos à lista.
7) Capitão América (1979)
Filme para a TV produzido pela CBS. Foi influenciado pelos quadrinhos, mas não se conecta tanto com o personagem que conhecemos hoje muito além da presença do escudo.
É um filme ridículo, que não conta com a presença de outro personagem das histórias originais, e só tem como boa lembrança a motocicleta icônica que o Capitão América usa até hoje.
É o começo de tudo, em uma época em que os super-heróis eram muito mais piada do que qualquer outra coisa.
6) Capitão América (1990)
Um desastre patrocinado pelo diretor de “Cyborg” e “Kickboxer 4”.
A adaptação para o cinema dos quadrinhos neste caso nem pode ser chamada de “tentativa”, pois o orçamento era reduzido demais.
Mas nem isso serve como desculpa para um filme excessivamente caricatural como esse.
E leve em consideração que o filme que foi aprovado é MELHOR do que o roteiro originalmente rejeitado, no qual um velho Caveira Vermelha roubava a Estátua da Liberdade.
Lidem com essa informação.
5) Capitão América II (1979)
Isso mesmo que você pensou: a CBS fez DOIS FILMES do Capitão América no mesmo ano.
Aqui, o segundo filme é melhor do que o primeiro. O que também não é mérito nenhum, se parar para pensar. E é sim um filme bem fraco.
Christopher Lee está no elenco como um terrorista revolucionário que nenhum governo ou polícia pode parar, exceto um supersoldado como Steve Rogers.
Nossa… que trama!
Com baixo orçamento (de novo) e lutas pobres, é um filme mais ou menos suportável, desde que você esteja com ótimo humor para fazer piada de tudo o que vai ver.
4) Capitão América: Admirável Mundo Novo (2025)
Bom, vamos começar a falar mais sério a partir de agora.
A boa notícia aqui é que o quarto filme do Capitão América no MCU não é horrível como pintaram os mais imbecis que vomitam achismos baseados nos trailers.
A má notícia é que, comparado com os três primeiros, Admirável Mundo Novo é o novo “Cidadão Kane”. E eu espero que você tenha um QI acima de 90 para entender essa piada com referência histórica do cinema.
O filme com Sam Wilson como Capitão América não atende por completo às expectativas. Tem ótimas cenas de ação, se conecta bem com a bagunça narrativa que virou o MCU, mas tem um enredo fraco, com uma resolução previsível.
Não há nada de novo. É um reciclado de ideias já contadas em filmes anteriores da Marvel Studios.
É um filme rapidamente esquecível.
3) Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
O filme de estreia de Steve Rogers no MCU.
O romance de suspense com estética da década de 1940 com a Segunda Guerra Mundial no fundo quebrou com a estética da Marvel nos cinemas até então (considerando esse início com “Homem de Ferro” em 2008).
Seu roteiro é muito consistente, entregando um dos melhores filmes de origem de um herói já feito. E seu apuro nos efeitos visuais é de encher os olhos.
2) Capitão América: Guerra Civil (2016)
O nosso “Vingadores: Era de Ultron – Parte 2” não oficial.
A Marvel reuniu praticamente todos os heróis da época (com exceção de Thor e Hulk, só para que tudo não saísse do controle) e liberou uma porradaria generalizada em “Guerra Civil”.
A luta calcada em uma questão política que detonou uma sempre existente rivalidade/inimizade (que se transmutou em questões muito pessoais) entre Steve Rogers e Tony Stark foi o evento que definiu os rumos do MCU para o final épico da Saga do Infinito.
É o filme que abre a ferida que só foi totalmente cicatrizada em “Vingadores: Ultimato”, que só possui a carga emocional que tem por causa de “Guerra Civil”.
Ver esse filme nos leva de volta para o tempo em que a Marvel Studios pensava grande e executava algo ainda maior.
1) Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Para muitos, ainda é o melhor filme da história do Marvel Cinematic Universe. E se não for o melhor, ele é, de forma indiscutível, o mais importante.
Um thriller de espionagem cheio de ação e profundidade nos personagens, com um tom totalmente diferente dos outros filmes, sendo mais sério e sombrio.
O grande protagonista da trama é um Bucky Barnes, cheio de contradições e extremamente ameaçador. Um adversário perfeito para um Steve Rogers que ainda estava se adaptando ao novo mundo, e entrando em um profundo conflito com seus valores mais essenciais.
Os irmãos Russo mostraram que sabiam fazer filmes de super-heróis refinados, entregando um resultado praticamente perfeito.
Uma grande maravilha de ação com lutas fabulosas, perseguições cheias de adrenalina e efeitos especiais fantásticos.
Saudades dessa Marvel…