ifa-2015

A IFA 2015 gerou muitas expectativas, mas no final das contas, foi um pouco decepcionante. Uma das mais importantes feiras tecnológicas da Europa e do mundo não teve as importantes novidades apresentadas nos outros anos.

Mas tivemos novidades. Alguns smartphones, com certeza. E mesmo perdendo o encanto de outras edições, a IFA 2015 foi a casa de lançamentos de alguns produtos importantes. E esse post revisa esses lançamentos.

 

Sony Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, Xperia Z5 Premium

sony-xperia-z5-premium

Talvez o lançamento mais importante da IFA 2015 veio da Sony, com os novos Xperia Z5, Xperia Z5 Compact e Xperia Z5 Premium, este último se destacando por ser o primeiro do mercado com tela 4K (806 ppp). Na teoria, são três bons smartphones, com melhor ou pior preço de acordo com as expectativas de cada um.

 

Lenovo Phab Plus

lenovo-phab

Para a Lenovo, os phablets são coisa do passado. Tamanhos de 5, 5.5 e até 6 polegadas são ‘o normal’, ainda mais quando olhamos para o Lenovo Phab Plus.

Bem mais para tablet do que para smartphone, o Lenovo Phab Plus alcança as 6.8 polegadas de tela. Um smartphone gigante, que não cabe em uma mão normal, mas que certamente tem o seu público: todos o s que querem ter uma grande tela para sua maior comodidade.

 

ASUS Zenfone 2

asus-zenfone-2

A ASUS estava tímida na IFA 2015, mas com uma ampla variedade de modelos, todos com a mesma base e com pequenas mudanças para se diferenciar uns dos outros. Tomando como base o Zenfone 2, apresentado em janeiro na CES 2015 (e lançado no Brasil em agosto), eles apresentaram em Berlim os modelos Laser, Deluxe, Selfie e Zoom.

Foco com laser, carcaças especiais, boa câmera traseira, melhor câmera frontal… pequenas variações sobre o mesmo smartphone, com exceção do Zenfone 2 Zoom, que quer se posicionar como um híbrido de smartphone-câmera. Um bom leque de possibilidades.

 

Huawei Mate S

huawei-mate-s

Revelado com vários vazamentos nos dias anteriores, o Huawei Mate S foi apresentado na IFA 2015 como um top de linha com foco no design: 2.65 mm na parte mais fina, novas cores, novo sensor de digitais e o esperado ‘Force Touch’ para a tela.

Sem ser o mais potente em especificações, o Huawei Mate S quer se destacar por alguns diferenciais já citados. A Huawei continua crescendo no ocidente, perdendo o rótulo de fabricante chinesa que perdurou nos últimos anos. Seremos se o modelo vai ajudar nessa investida internacional.

 

Samsung, e mais do mesmo

galaxy-s6-edge-official

A Samsung veio para a IFA 2015 com os smartphones já apresentados no meio de agosto, ou seja, os novos Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge+. Logo, não havia espaço para novos modelos.

Com os smartphones já apresentados, outros produtos foram protagonistas, como o Gear S2, que se tornou automaticamente um dos smartwatches mais interessantes do mercado.

 

Acer Jade Primo

acer-jade-primo

Talvez uma das surpresas da IFA 2015, já que muitos não esperavam que a Acer fosse se destacar por aparecer com o primeiro smartphone do mercado com Windows 10, o Acer Jade Primo.

Com este modelo, a Acer se adianta à concorrência de forma substancial. Muito além de suas características poderosas, a grande novidade do Jade Primo é a sua compatibilidade com o Continuum, uma das pedras angulares do Windows 10.

 

E os demais?

HTC, LG, Motorola, Microsoft, Lenovo, ZTE e outras marcas estiveram presentes na IFA 2015, mas o seu foco não esteve tanto nos smartphones, mas sim em outros produtos.

Por exemplo, a Motorola realizou eventos nos meses anteriores, enquanto que outras prepararam eventos para os meses de setembro ou outubro. Muitas das novidades que pensávamos que chegariam na IFA 2015 terão que esperar mais algumas semanas.

A IFA 2015 não foi uma feira especialmente pródiga nos modelos apresentados, já que não foram tantas novidades apresentadas pelos fabricantes. Alguns deles optaram por priorizar outros segmentos de produtos, como os smartwatches.