Os mitos mais ridículos sobre os pagamentos via NFC | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Os mitos mais ridículos sobre os pagamentos via NFC

Os mitos mais ridículos sobre os pagamentos via NFC

Compartilhe

Muita gente está usando o NFC para pagar as contas e compras pelo smartphone. Porém, tem uma galera que está de fora desse movimento por causa das bobagens que são ditas sobre a tecnologia, causando a desinformação e gerando um medo desnecessário.

Como o meu dever é (também) acabar com esse tipo de coisa na internet, vou compilar neste post todos os mitos estúpidos que envolvem o NFC. E não apenas para realizar a correção da informação, mas também para oferecer uma maior segurança para quem quer começar com a tecnologia, mas não quer se arriscar por causa desses riscos que, na maioria dos casos, não existem.

 

 

 

Não é seguro

Mentira. O NFC tende a ser mais seguro do que utilizar cartões de crédito e débito para realizar pagamentos em estabelecimentos físicos. Isso acontece porque, na maioria dos casos, os pagamentos pelo telefone exigem o desbloqueio do próprio usuário através de um sistema de biometria ou senha, e isso torna a tecnologia bem mais segura que outras formas de pagamento.

 

 

 

Não pode ser utilizado sempre

 

Também é falso. Para realizar pagamentos via NFC, basta que a loja conte com um terminal de pagamento sem contato ou contactless, e a maioria dos estabelecimentos contam hoje com um terminal com essas características.

 

 

 

Quase ninguém usa o NFC

É uma bobagem proferida por aqueles que, obviamente, não sabem o que dizem. O NFC é um dos formatos de pagamento mais disseminados da atualidade, principalmente entre aqueles que já estão acostumados a realizar pagamentos pelo telefone. De novo, a maioria dos estabelecimentos contam hoje com um terminal de pagamento sem contato.

 

 

 

É mais complicado bloquear a conta

 

Este é um dos mitos mais ridículos envolvendo o NFC. Há quem diga que é mais complicado bloquear uma conta em caso de perda ou roubo do smartphone, o que não é verdade quando contamos com um sistema de segurança de bloqueio habilitado no dispositivo. Dessa forma, a tecnologia ainda é mais segura do que perder um cartão de crédito ou débito. E o processo de cancelamento é o mesmo: basta entrar em contato com o banco, informar o que aconteceu e o recurso é bloqueado imediatamente.

 

 

 

Conclusão

Para quem está com medo de começar a usar o NFC no seu smartphone, deixe esse medo de lado, pois a grande verdade é que esta é uma das tecnologias mais seguras e confiáveis para transações financeiras. É preciso parar de associar a evolução tecnológica com uma possível vulnerabilidade que uma determinada plataforma pode oferecer.


Compartilhe