Início » Dicas, Truques e Macetes » Otto combina a técnica Pomodoro com bloqueador de sites para uma maior produtividade

Otto combina a técnica Pomodoro com bloqueador de sites para uma maior produtividade

Compartilhe

E quem não quer um pouco mais de produtividade na vida?

Com certeza eu já falei neste blog sobre a técnica Pomodoro, mas como a audiência é rotativa… essa é uma técnica utilizada para o desenvolvimento de qualquer tipo de tarefa, dividindo a sua execução em blocos de tempo. É uma forma de ser produtivo e eficiente, mas sem tentar matar você na tentativa de tanto tédio ou cansaço.

Muita gente usa o navegador web como o epicentro do computador, com as ferramentas de trabalho abertas em abas. O problema é que as distrações na internet são diversas, o que pode fazer com que você leve o dobro de tempo para concluir as tarefas do dia a dia.

Pois bem, a ferramenta que vou apresentar neste post pode ser de grande ajuda para quem precisa evitar a procrastinação.

 

 

 

Temporizador + bloqueio = produtividade

 

 

O Otto é uma extensão para Google Chrome que oferece um temporizador de produtividade combinado com um sistema de bloqueio de sites, evitando assim que o usuário caia em distrações. Afinal de contas, você pode se distrair muito enquanto trabalha ou realiza qualquer tipo de tarefa no computador, pois a aba de trabalho pode ficar ao lado da aba do Instagram. E aí… você já sabe o que acontece.

Uma vez instalado o Otto, vai aparecer na fila de extensões um ícone de cor azul. Clique nele, e você pode iniciar um temporizador que, como padrão, está estabelecido com o tempo de 25 minutos, algo típico do método Pomodoro de produtividade.

Um símbolo de proibido aparece na parte superior direita do menu da extensão. Ao clicar nele, vai aparecer uma lista de páginas bloqueadas, e são essas as páginas que o usuário não poderá acessar enquanto o temporizador está ativo. Assim, você fica longe do desejo de procrastinar o trabalho.

 

 

Você pode adicionar os sites que você entende que vão atrapalhar a sua produtividade diária, ou desbloquear os sites que você acha que não são nocivos. Existem duas formas muito simples para fazer isso: tanto a partir do menu de sites bloqueados como clicando no ícone da extensão quando a página está aberta.

O Otto possui um sistema de gamificação para incentivar os usuários a evitar distrações durante o trabalho diário. Além disso, inclui relatórios onde apresenta mais detalhes do seu comportamento diante do computador.

Olha… acho que vale a pena tentar, principalmente se você leu este post durante o trabalho. Mas não coloque o TargetHD.net na sua lista de sites a serem bloqueados. Nem mesmo o meu blog pessoal. Sem mim, você não poderia ser mais produtivo na vida, certo?


Compartilhe