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Para a Epic Games, é mais lucrativo oferecer jogos de graça do que forçar jogos exclusivos goela abaixo

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A Epic Games Store foi lançada em 2018 com o objetivo de competir com outras plataformas de distribuição digital, como a Steam e a Xbox Store.

Desde o início, a empresa se concentrou em duas estratégias principais:

  • Oferecer jogos gratuitos;
  • Garantir jogos exclusivos de forma temporária.

Para tudo isso funcionar, a Epic Games utilizou enormes investimentos para atrair desenvolvedores e usuários. E de forma até surpreendente, o plano parece dar certo, e de forma bem sustentável.

Algumas pessoas (eu, inclusive) mantém a conta na Epic Games Store porque sabe que vai receber um jogo de graça toda semana.

Então… como a Epic Games consegue dinheiro dessa forma?

 

O cenário atual das estratégias da Epic Games

A política de oferecer jogos gratuitos tem sido um sucesso para a Epic Games, e a manutenção em si dessa estratégia é uma prova disso.

Ao permitir que os usuários baixem jogos sem custo, a plataforma não só atrai novos usuários, mas também incentiva a criação de contas, aumentando a sua base de clientes.

Segundo o CEO da empresa, Tim Sweeney, a abordagem é considerada mais econômica e eficaz do que campanhas publicitárias tradicionais, como Google Ads ou Facebook Ads.

Mesmo porque não apenas os veículos especializados acabam divulgando de graça a gratuidade dos jogos, como a própria comunidade de jogadores faz esse trabalho nas redes sociais e fóruns online.

Mas nem tudo são flores neste negócio.

A estratégia de jogos exclusivos temporários alcançou um relativo sucesso, mas o próprio Sweeney admitiu que nem todas as aquisições de títulos foram rentáveis para a Epic Games.

A empresa gastou grandes quantias para garantir lançamentos exclusivos, mas a maioria desses jogos não trouxe o retorno esperado.

Vale a pena levar em consideração que isso também pode ter acontecido pelo próprio comportamento de momento dos jogadores.

Muitos gamers estão jogando os títulos do passado por mais tempo, o que não abre espaço para interesse por novos jogos.

Além disso, o apelo pela exclusividade de títulos está se esvaindo em todas as plataformas, e isso certamente também afetou a Epic Games.

Porém, a empresa reforça que a combinação das duas estratégias (jogos de graça + exclusivos temporários) ainda é parte central de sua estratégia de crescimento e visibilidade.

 

Os impactos financeiros

Em 2023, a Epic Games Store distribuiu aproximadamente 580 milhões de jogos gratuitos (em volume de downloads).

Alguns jogos muito populares foram ofertados de graça pela Epic Games, como é o caso de GTA V. E essas ofertas atraíram muitos usuários para a loja.

A estratégia não apenas aumentou a visibilidade da plataforma, mas também consolidou a reputação da Epic Games como uma empresa que valoriza a experiência do jogador.

Aqui, o ciclo de feedback positivo entre os usuários foi construído. E de forma indireta, aumentou as chances de vendas da loja a médio e longo prazos.

O compromisso da Epic Games é em manter a oferta de jogos gratuitos, especialmente durante eventos sazonais como a campanha de Natal.

Por outro lado, tudo leva a crer que a mesma Epic deve reduzir o foco nos exclusivos temporários, ao mesmo tempo que amplia as promoções de descontos e ofertas de gratuidade, tanto nos títulos como nos itens adicionais.

E enquanto funcionar para a Epic Games, nada vai mudar.

Felizmente.


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@oEduardoMoreira