Os reprodutores MP3 perderam espaço para os smartphones, que assumiram as funções de reprodução de música. Mesmo a Apple descontinuou o iPod, que havia definido o mercado de reprodutores portáteis.
Mas como vivemos a época da nostalgia, nada melhor do que voltar ao passado também no chamado MP3 player. Particularmente, gostava dessa solução, mas admito que até eu me rendi em usar o smartphone para ouvir música.
De qualquer forma, alguns entusiastas estão adquirindo unidades danificadas do iPod para reparação, buscando alimentar essa nostalgia e uma certa independência dos serviços online.
E foi pensando em tudo isso que apareceu o projeto PiPod ePaper.
Como é o PiPod ePaper
O PiPod ePaper é um fork do projeto PiPod original, desenvolvido por Del Hatch no GitHub. Ele incorpora uma tela de papel eletrônico e otimizações para reduzir o consumo de energia.
Apenas no fato de usar uma tela no padrão eInk ele já é melhor que o iPod original, pois a sua autonomia de bateria tende a ser muito maior do que a do modelo original desenvolvido pela Apple no começo dos anos 2000.
A tela de papel eletrônico tem 2,13 polegadas e resolução de 250×122 pixels. O dispositivo utiliza um Raspberry Pi 2 W, que adiciona suporte Wi-Fi ao dispositivo, outra inovação em relação ao reprodutor original.
O PiPod ePaper ainda inclui um amplificador de 40 mW para melhorar o desempenho dos fones de ouvido. E com sua bateria de 1200 mAh e todas as otimizações de software, ele pode reproduzir música por quase 5 horas.
Não é para todos
O PiPod ePaper não é um projeto simples para ser construído ou replicado, exigindo um PCB personalizado e múltiplos ajustes de software. Porém, não é impossível de ser realizado por entusiastas.
Este é um típico projeto do tipo DIY que pode ser construído por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de eletrônica e programação. Os arquivos e instruções detalhadas estão disponíveis no repositório GitHub de Del Hatch.
Para quem sente falta do iPod, que deixou nossas vidas em 2022, e não se conforma com o que é cobrado das plataformas de streaming como Spotify e Apple Music para ouvir música, a solução do PiPod ePaper pode atender aos usuários que não querem lotar o armazenamento interno do smartphone com arquivos em MP3.
É fato que alguns usuários ainda vão optar pela experiência de uso de um reprodutor dedicado à música, totalmente independente de serviços online e com playlists locais.
O PiPod ePaper surge como alternativa para esses usuários, combinando a nostalgia do iPod clássico com recursos atualizados.