Já dá para dizer que a Fórmula 1 voltou ao normal no Bahrein, e que tudo o que vimos no Japão não passou de uma aberração?
Longe de mim desmerecer a vitória de Max Verstappen em Suzuka, mas quem tem um olhar mais clínico sabe que, mesmo sendo uma performance espetacular do holandês, aquela conquista foi em situações anormais, de forma pontual.
Agora, Oscar Piastri e a McLaren restabelecem a ordem das coisas, dando mostras claras de recuperação e confirmação sobre qual é o melhor carro desse início de temporada.
E digo mais: agora, também sabemos qual é o melhor piloto até agora na temporada 2025.
Piastri contundente
Justiça seja feita: Oscar Piastri está consistentemente melhor que Lando Norris ao longo de todo o final de semana no Bahrein, e no treino classificatório confirmou uma boa fase que existe desde o começo do ano.
Enquanto muitos discutem quem é o primeiro piloto da McLaren (em teoria, Norris, pois está na frente da pontuação), o australiano segue fazendo o trabalho dele, e complicando a vida de Andrea Stella nessa decisão.
E para a felicidade de Piastri, Norris terá que lidar com a barra de vida que é ter que largar logo na frente de Max Verstappen, em plena disputa pela liderança do campeonato.
É correto dizer que Piastri está na posição mais confortável de todas, e não apenas porque larga na frente. Ele é o franco atirador. Pode se arriscar mais, enquanto o companheiro de equipe precisa começar a se defender dele e de Max.
A sorte para o Norris é que o Bahrein restabeleceu também a verdade sobre a Red Bull.
Red Bull voltou ao normal
Max Verstappen deu uma entrevista durante a semana afirmando que “não consegue defender o título com o segundo ou terceiro carro do grid”. E alguns fãs mais exaltados do holandês simplesmente negaram a realidade que o próprio ídolo deles está falando.
Bom… o Bahrein mostrou que Verstappen não estava mentindo ou sendo humilde demais.
O que aconteceu no Japão foi pontual e circunstancial. É claro que tem muito mérito do Verstappen, mas nem mesmo a Red Bull sabia que os pneus não estavam degradando tanto em Suzuka.
E deu o pulo do gato na McLaren em função disso.
Cada pista contará uma história em 2025, e em condições normais de temperatura e pressão, o próprio Verstappen sabe que não tem muito o que pode fazer. Tanto, que ficou em sétimo no Bahrein.
Confesso que estou ansioso para ver essa largada de amanhã, e alimentando algumas esperanças para uma prova um pouco mais decente do que as três primeiras. Pelo menos temos algumas alternativas no grid de largada que abrem caminho para isso.
A Mercedes muito bem com Russell e Antonelli. Leclerc conseguiu provar um ponto na Ferrari. E temos até um Pierre Gasly se intrometendo com uma Alpine que andou bem o final de semana inteiro.
Gosto que a realidade está de volta para a Fórmula 1. Gosto mais ainda da chance de um campeonato de pilotos mudar de forma radical com essa bagunça nas posições de largada.
Que o Barhein entregue uma prova melhor do que as porcarias que recebemos até agora. Isso é tudo o que eu mais quero por enquanto.
E estou tentando ser humilde nesse desejo.
Via Formula1.com