Por que a MIUI 13 está demorando tanto? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Software » Por que a MIUI 13 está demorando tanto?

Por que a MIUI 13 está demorando tanto?

Compartilhe

Os usuários da Xiaomi estão esperando mais a MIUI 13 do que todo mundo está esperando pelo filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Muitos entendem que os smartphones da Xiaomi, Poco e Redmi vão ganhar vida nova com essa versão do sistema operacional, principalmente se corrigir pelo menos metade dos erros presentes na versão anterior.

A espera está se tornando maior que o desejado, com atrasos e adiamentos que não estão deixando muito satisfeitos aqueles que estão lidando com as falhas da MIUI 12 nos últimos meses.

Por isso, para tentar acalmar os corações mais ansiosos, vou mostrar neste post alguns dos motivos que ajudam a explicar a demora no lançamento da MIUI 13.

 

 

 

Muitos meses de atraso

É importante lembrar que a MIUI 12 chegou em versão global no segundo trimestre de 2020, durante a pandemia. Ou seja, ela já não estreou nas melhores condições possíveis, já que o distanciamento social atrapalha o processo de desenvolvimento de software (aparentemente).

De qualquer forma, em teoria, era para a MIUI 13 ter desembarcado no segundo trimestre de 2021, algo que não aconteceu.

Pelo contrário.

De lá para cá, a Xiaomi anunciou alguns adiamentos para o lançamento da nova versão de sua proposta Android. A mais recente data para disponibilidade da MIUI 13 está prevista para o final de 2021 e, ainda assim, para a China.

E até o momento em que este post foi produzido (12 de dezembro de 2021), não há qualquer tipo de indício que isso realmente vai acontecer.

É compreensível que a Xiaomi tem que trabalhar bastante na MIUI 13, já que muitos dispositivos vão receber esse software. Adaptar tudo para todo mundo leva tempo. Porém, temos mais de um ano e meio de uma problemática MIUI 12, e os usuários não aguentam mais esperar… e com uma certa dose de razão.

 

 

 

Uma vítima de sucessivos problemas

A Xiaomi não está atrasando o lançamento da MIUI 13 por puro capricho. Nem mesmo faz isso como estratégia de mercado para alinhar movimentos com a concorrência.

Boa parte da culpa pelo atraso no lançamento da MIUI 13 está na MIUI 12, que está lotada de problemas. Logo, os desenvolvedores da Xiaomi acabaram gastando um bom tempo útil tentando resolver os problemas da versão atual do software, inclusive para não ter a imagem atual tão arranhada por conta de um software problemático.

Do que adianta lançar a MIUI 13 se ela pode herdar problemas no modo PIP, incompatibilidades com o WhatsApp, problemas no controle de volume e gestos, falhas no novo painel de controle e ícones, anormalidades com as notificações e na taxa de atualização de tela e outras imperfeições presentes na MIUI 12?

Sem falar que a Xiaomi surpreendeu todo mundo com versões intermediárias da atual geração da ROM, como MIUI 12.5 e MIUI 12.5 Enhanced Edition. Esses projetos também contribuíram para o adiamento do lançamento da MIUI 13.

Ou seja, os diversos tropeções que a Xiaomi deu durante o ciclo de vida da MIUI 12 combinados com os recursos mais limitados por conta de um distanciamento social forçado ajudam a explicar a demora no lançamento da MIUI 13.

Então, só resta aos usuários dos dispositivos da Xiaomi esperar pacientemente para que a MIUI 13 seja tão boa quanto se promete. Entendo que se os erros presentes na MIUI 12 forem corrigidos, já podemos considerar o novo software como um vencedor.

Mas os usuários só terão certeza disso depois que a MIUI 13 chegar ao mundo. Algo que não sabemos quando vai acontecer.


Compartilhe
@oEduardoMoreira