Compartilhe

É quase certo que alguém disse para você em algum momento da sua vida: “chora… porque chorar faz bem”. De fato, chorar nos momentos mais difíceis da sua vida é algo benéfico, pois no mínimo reduz os níveis de estresse, entregando uma sensação de bem estar em um segundo momento.

Pois bem, agora existe uma base científica para reforçar essa crença.

Um grupo de investigadores da Universidade de Queensland decidiu verificar o quão benéfico pode ser para o corpo o ato de chorar. Para isso, eles recorreram a 197 estudantes, que receberam instruções para assistir a uma série de vídeos tristes ou emocionalmente neutros por 17 minutos. Como resultado, a metade que viu os vídeos tristes acabou chorando, o que era algo mais ou menos esperado.

Depois disso, os estudantes passaram pelo teste de estimulação por frio (Cold Pressor Test), onde o participante coloca a sua mão em um recipiente cheio de água gelada. O objetivo desse teste é realizar as medições de mudanças de pressão sanguínea e ritmo cardíaco, além de comprovar qual é o umbral da dor de cada indivíduo. Enquanto esse teste era feito, também foram coletadas mostras de saliva.

 

 

Os efeitos

 

Diferente do que podemos acreditar, os participantes não resistiram por muito tempo ao teste de estimulação pelo frio. Além disso, aqueles que choraram apresentaram níveis de cortisol (o hormônio do estresse) iguais aos que não choraram.

Porém, isso não quer dizer o organismo não produz nada quando choramos. Ficou claro que, aqueles que choraram, conseguiram regular de melhor maneira a sua respiração, fazendo com que o corpo se mantenha mais calmo e sem aumentar o seu ritmo cardíaco.

O estudo ajudou a entender melhor a natureza do choro. Porém, os investigadores deixam claro que não podem concluir se existe alguma modificação no organismo quando choramos por causa da morte de alguma pessoa que amamos ou algum outro elemento modificador.

 

 

De qualquer forma, o meu conselho é…

 

Se você realmente está triste, e não consegue segurar no peito a dor que está sentindo… chore. Chore mesmo. Deixe as lágrimas rolarem pelo rosto, e desabafe. É muito melhor deixar as dores saírem da alma do que carregar a dor no coração.

Eu sou suspeito para falar sobre isso. Sou um grande chorão. Eu choro por qualquer coisa. Mas ao menos me certifico que não vou sofrer de outros males do corpo e da alma porque fiquei prendendo mágoas e sentimentos pesados no coração.

Sim. Para mim, chorar faz bem.


Compartilhe