Mais um artigo da série “nem todo mundo nasce sabendo sobre tudo, e é minha missão explicar para os mais leigos o que eles não entendem sobre o mundo da tecnologia”. E eu não vou usar essa frase para um novo segmento do blog, pois ela é muito longa.
A grande maioria dos roteadores conta com um botão que é um ilustre desconhecido para a maioria dos usuários: o WPS. Em alguns casos, ela está localizada na parte traseira do equipamento de internet WiFi, apenas para que ela seja menos acessível.
E existem bons motivos para isso acontecer. Vale a pena você entender as razões para evitar acidentes sérios na sua residência.
O que é o WPS?
O WPS (Wi-Fi Protected Setup) permite conectar dispositivos à rede sem fio sem a necessidade de digitar a senha, apenas pressionando um botão no roteador.
Isso é especialmente útil ao adicionar novos dispositivos como impressoras ou extensores de sinal na mesma rede doméstica, educacional ou em pequenos escritórios.
Existem duas maneiras principais de usar o WPS:
- pressionar o botão físico no roteador
- inserir um código PIN que aparece nas configurações do dispositivo
É uma praticidade que certamente os usuários mais leigos vão querer aproveitar. Porém, por incrível que pareça, eu não recomendo o uso do WPS, e o principal motivo é mais do que razoável.
A segurança de sua rede.
O grande problema do WPS
Mesmo com toda a conveniência e praticidade oferecidas, o WPS possui sérias falhas de segurança que podem ser exploradas por criminosos cibernéticos.
Especialistas alertam que o método de autenticação por PIN é suscetível a ataques de força bruta, permitindo que hackers descubram o código em menos de 10 horas usando ferramentas que são relativamente acessíveis na internet para qualquer pessoa.
E você não vai querer expor a sua rede para que seus dados sejam lidos por pessoas não autorizadas, certo?
A CISA (Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA) e outros especialistas recomendam desativar o WPS para proteger sua rede.
O Google já removeu o suporte ao WPS em suas plataformas devido a esses riscos, e outras gigantes de tecnologia tendem a fazer o mesmo com o passar do tempo.
É possível desativar o WPS acessando as configurações do roteador através do IP padrão (geralmente 192.168.1.1 ou 192.168.0.1), onde também se pode alterar outras configurações de segurança.
As alternativas mais seguras
Para uma conexão segura dentro de sua casa ou escritório, recomenda-se usar senhas complexas e manter o firmware do roteador atualizado, além de considerar métodos mais robustos de autenticação, como o WPA2, que pode ser configurado no roteador.
Para os usuários que precisam de vias simplificadas para acessar ou compartilhar a senha da rede sem fio, uma interessante alternativa é gerar um QR Code com essas credenciais.
Para qualquer visitante de sua casa que quiser acessar a internet, basta abrir o aplicativo de câmera do celular e escanear o código, que os dados serão adicionados nas configurações de rede sem fio do telefone.
E para quem vai adicionar um novo dispositivo na rede que não permite a leitura do QR Code, ao menos possui um acesso simplificado para obter essas credenciais.
Vai por mim: isso é bem mais seguro do que simplesmente expor a sua rede de internet WiFi para que qualquer pessoa possa entrar a qualquer momento.