Não sabe brincar? Não desce para o play!

A China (ou melhor, o seu ‘dono’, Xi Jinping) não tem a menor paciência com o Ursinho Puff. E isso é quase tão inacreditável quanto o próprio firewall da internet chinesa. E se você pensa em se fantasiar com o simpático urso, certifique-se que o político chinês não está por perto.

Por mais incrível que isso possa parecer, o gracioso urso amarelo ofende profundamente ao presidente e a todo o governo chinês. Ele é muito censurado na China, sendo considerado “conteúdo ilegal” no país.

 

 

Isso aconteceu quando alguém entendeu que Xi Jinping e Ursinho Puff guardavam algumas semelhanças, e os memes comparando as duas personalidades começaram a aparecer na web.

Tudo parece ter começado em 2013, quando o mandatário chinês fez uma visita aos Estados Unidos, onde se reuniu com Barack Obama. Uma foto registrada nesse evento foi difundida na internet, e os trolls rapidamente entraram em ação, comparando os dois governantes com o Ursinho Puff e o seu fiel amigo, Tigger.

 

 

A foto é engraçada o suficiente para virar viral, e se repetiu em visitas de Xi a outros países. O mesmo aconteceu no Japão e nas Filipinas, com a comparação envolvendo outros personagens da história infantil.

Porém, além das brincadeiras, os opositores de Xi Jinping viralizaram as imagens apenas para irritar o seu presidente. A iniciativa virou uma forma de protesto contra o seu governo, focando as críticas feitas ao personagem contra ele.

O protesto deu tão certo, que o Partido Comunista não pode nem ouvir falar no Ursinho Puff. O filme sobre o personagem foi cancelado no país, e o jogo Kingdom Hearts 3 sofreu uma forte censura por parte do governo chines.

 

 

Quem sou eu para julgar a personalidade e visão de mundo de Xi Jinping, mas ele bem que poderia olhar com bons olhos (e bom humor também) para essas brincadeiras na internet.

Lembrando: quanto mais implicamos com um bullying ou apelido que recebemos, pior a piada permanece, e se recusa a morrer.

Fica a dica.