Início » Esportes » Por que o Manchester City erra miseravelmente ao pedir que seus torcedores criem seus uniformes por IA

Por que o Manchester City erra miseravelmente ao pedir que seus torcedores criem seus uniformes por IA

Compartilhe

Sabe quando uma ideia soa melhor na cabeça do pessoal do marketing do que no mundo real, e todo mundo só se dá conta disso quando vê os resultados práticos da iniciativa?

Então… foi mais ou menos isso o que aconteceu neste caso. Ou pode ser mais uma crise de mau humor da minha parte, por não enxergar beleza e criatividade nessas aberrações.

O Manchester City lançou uma competição para que os fãs criem o design do terceiro kit oficial da temporada 2026-2027, utilizando uma ferramenta de IA desenvolvida pela Puma em parceria com a DeepObjects.

E você já pode imaginar como foram os resultados que saíram dessa combinação.

 

Como o concurso funciona?

Os participantes devem criar uma conta para acessar o Puma AI Creator, onde podem descrever visualmente suas ideias para o terceiro uniforme do Manchester City.

A ferramenta gera quatro opções de design que podem ser personalizadas em um uniforme virtual, permitindo ajustes em colares, cores e emblemas.

Cada usuário recebe 15 créditos para gerar designs (cada design custa um crédito), mas apenas duas criações podem ser inscritas no concurso.

A competição se encerrará no dia 20 de dezembro, e os designs serão avaliados por fãs e especialistas da Puma e do Manchester City.

Após a seleção dos dez melhores designs, haverá uma votação pública em janeiro de 2025, onde os fãs poderão escolher o kit que desejam ver em campo. O design vencedor será produzido e vendido aos torcedores.

Não há nada nos termos do concurso que impeça os usuários brasileiros a participar da competição. Por outro lado, também não tem nada informando que você vai ganhar algum prêmio em dinheiro ao trabalhar de graça para o Manchester City.

 

Por que não é uma boa ideia

Porque os resultados que foram produzidos até agora pela combinação entre um chatbot personalizado e seres humanos sem senso estético são simplesmente nefastos.

Os jogadores Ederson, Stefan Ortega e Rico Lewis foram os primeiros a usar a ferramenta, criando um kit de goleiro inspirado na rede de um gol de futebol. Este kit será o primeiro uniforme de futebol gerado por IA a ser utilizado em campo pelo time.

Alguma das obras que estão aparecendo são horrorosas, combinando gatinhos com imagens lisérgicas. Essa é a pior ideia possível, no pior momento possível.

O anúncio da competição ocorre em um momento delicado para o Manchester City, que passa pelo seu pior momento dentro de campo, com Pepe Guardiola questionado no cargo.

Além disso, o Manchester aguarda os resultados de uma investigação sobre possíveis violações financeiras na Premier League, o que pode gerar inclusive o rebaixamento da equipe.

Então… lançar uma ferramenta de IA para que os torcedores façam troça do uniforme do Manchester City até parece uma cortina de fumaça para evitar que se fale de toda a crise que o time passa nesse momento.

Ou uma ferramenta de vingança dos torcedores, que podem manifestar sua indignação de momento com a equipe profanando um dos seus principais símbolos.

Vai ver o cara de marketing do City é, na verdade, torcedor do United. E decidiu fazer justiça com as próprias mãos.

 

Via Puma, The Verge


Compartilhe