Início » Telefonia » Por que o meu smartphone pesa tanto?

Por que o meu smartphone pesa tanto?

Compartilhe

Com o aumento da tela e da bateria dos smartphones, muitos de nós percebemos que estamos levando um peso a mais no bolso nos últimos anos. E isso acontece não apenas porque o dispositivo é mais pesado que o normal.

É importante olhar para a questão com um pouco de seriedade, pois alguns usuários gostariam de manter a elegância na hora de carregar o seu smartphone no bolso, e não apenas demonstrar que está feliz ao ver aquela linda mulher passando pela rua.

Por isso, vou explicar os motivos que levaram ao aumento de peso dos smartphones nos últimos anos.

 

 

 

Por que você tem um smartphone pesado?

A resposta pode variar, de acordo com o perfil do usuário e com os diferentes fatores envolvidos para formular a resposta.

Um smartphone que é pesado para você pode não ser pesado para mim. Por exemplo, eu achava que o Samsung Galaxy S21 Ultra que utilizo como telefone principal seria pesado, mas foi utilizando o produto no dia a dia que constatei que ele é mais leve do que imaginava.

Por outro lado, se a sua mão é pequena, o Galaxy S21 Ultra será um telefone pesado para você. E é preciso pensar nisso antes de realizar o investimento nele, pois se um dos seus critérios é ter um telefone cômodo para o dia a dia, esse modelo com certeza vai dar um certo trabalho.

Hoje, a maioria dos smartphones pesam entre 180 e 200 gramas. Telefones que pesam 170 gramas ou menos se tornaram uma raridade no mercado. Logo, é melhor pensar nesses parâmetros antes de escolher o modelo que melhor vai se adaptar ao seu perfil.

 

 

 

Quais são os telefones mais leves?

Como eu disse, os modelos com peso abaixo de 170 gramas são os mais raros de serem encontrados. Porém, quando eles existem, podem oferecer gratas surpresas.

Por exemplo, o muito competente Samsung Galaxy S21 5G pesa 169 gramas, e é um telefone top de linha. O Xiaomi Mi 11 Lite, que também se encaixa na lista de um dos telefones mais completos do mercado, pesa apenas 157 gramas.

Ou seja, é uma questão de procurar com paciência pelas melhores opções que o mercado pode oferecer.

 

 

 

E quais são os telefones mais pesados?

Qualquer telefone que pesa mais de 200 gramas com certeza vai pesar no bolso e na mão de qualquer pessoa, e é importante também obter algumas referências para evitar a compra desses dispositivos (se a sua mão é pequena demais para isso).

Alguns exemplos para a sua referência: o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G pesa nada menos que 227 gramas (ouch), enquanto que o Poco X3 Pro, um dos modelos mais desejados pelos brasileiros em 2021, pesa 215 gramas. Até mesmo o modesto Samsung Galaxy M62 é um pouco mais pesado que o normal, com 218 gramas.

No caso do M62, ainda dá para entender o seu peso a mais. Afinal de contas, ele possui uma generosa bateria de 7.000 mAh. É quase uma powerbank com participação especial de telefone celular.

Mas o Galaxy S21 Ultra não tem uma bateria grande, e seu peso elevado se explica pro outros fatores, como uma câmera mais avançada, um tamanho maior e componentes avançados que pesam mais.

Ou seja, nem todo dispositivo pesado possui uma bateria enorme, e muitos usuários terão que se adaptar a isso.


Compartilhe