Para começo de conversa, a MTV de hoje não chega a ser nem mesmo um rascunho mal feito daquela MTV que foi um dia e que todo mundo amava. Logo, ver o MTV Movie & TV Awards cancelado pelo segundo ano consecutivo nem chega a ser uma surpresa.
Na minha opinião (que é a que importa neste blog, pois ele é meu), essa premiação perdeu relevância e virou uma completa bagunça, mas não por combinar cinema e TV (algo que o Globo de Ouro faz), mas por colocar os realitys nesse mesmo bolo, que era o carro-chefe do finado canal de música.
O mistério pelo cancelamento e não previsão de retorno do MTV Movie & TV Awards não é algo que vai causar protestos na Avenida Paulista, e até esmo o suposto mistério em torno do tema pode ser considerado por muitos algo irrelevante.
Mas como eu sou um imbecil, vou perder meu tempo comentando sobre isso.
Por que o MTV Movie & TV Awards foi cancelado (de novo)?
Não há uma explicação oficial por parte da MTV ou da Viacom (empresa que é dona da marca MTV), mas… se passamos seis anos teorizando em cima de Lost, por que não fazer isso agora com a premiação que ninguém se importa?
Existem pelo menos cinco boas explicações para o cancelamento do evento deste ano, e todas são muito críveis e plausíveis:
- Falta de planejamento: Segundo o TMZ, a premiação simplesmente não foi planejada para 2024. Outras fontes como o TVLine reforçam a tese, informando que a MTV estaria reformulando a premiação para que ela retornasse em 2025 com uma nova cara.
- Baixa audiência: Especula-se que a baixa audiência da edição anterior, impactada pelo início da greve dos roteiristas, tenha influenciado na decisão do cancelamento da edição de 2024. Lembrando que, na prática, o MTV Movie & TV Awards do ano passado não foi uma cerimônia de premiação, mas sim um compilado de momentos históricos das edições anteriores combinados com anúncios de vencedores que gravaram vídeos de casa para agradecer aos prêmios.
- Impacto da greve SAG-AFTRA: A greve dos atores, que se estendeu por mais de quatro meses atrasou projetos cinematográficos e televisivos, limitando as opções de premiação. Todo o calendário de Hollywood foi afetado pela paralisação, e (muito provavelmente) os astros estão com agendas ocupadas durante o verão norte-americano, o que esvaziaria a premiação.
- Ascensão das plataformas de streaming: O streaming pode estar superando o cinema em popularidade, afetando a relevância da premiação. Isso está comprovado de forma mais do que clara, com a crise cinematográfica de 2023 e 2024. Por outro lado, o MTV Movie & TV Awards era bem mais importante quando era apenas Movie Awards, pois capitalizava as principais estreias do verão norte-americano (dividir as atenções com a TV gera este efeito colateral).
- Críticas à qualidade das produções: A premiação vem sendo criticada pela qualidade questionável das produções indicadas e decisões controversas na lista de vencedores. E aqui, nem falo do fato da premiação ter a votação popular na maioria das categorias. O grande problema é o segmento de realitys, onde algumas categorias só contam com indicados dos programas da própria MTV ou do grupo de canais da Viacom.
O futuro do MTV Movie & TV Awards
Para uma premiação que foi referência de cultura pop por décadas, chegando a dar aula no formato do evento para ninguém menos que o Oscar (que copiou na cada dura muitas de suas ideias), o MTV Movie & TV Awards é um evento decadente, com um formato desgastado.
Ele segue a fila de praticamente todas as premiações importantes dos Estados Unidos, que perderam visibilidade junto ao grande público nos últimos 10 anos. Seja porque se desconectou da audiência nos indicados e vencedores, seja porque virou um “mais do mesmo” insípido.
Se antes o Movie Awards abria espaço para promover estrelas em ascensão, levantar debates importantes para os jovens e jovens adultos e olhava para o cinema a partir de uma perspectiva irreverente e inovadora, o atual MTV Movie & TV Awards, que perdeu a audiência ao vivo no local do evento e jogou holofotes para celebridades de gosto questionável não tem qualquer motivo para existir ou acontecer.
De um modo geral, as premiações no formato atual estão seriamente ameaçadas, pois não geram a mesma audiência e engajamento como no passado. E passou da hora da MTV entender que o seu público atual é global, e não mais o curral doméstico como no passado.
Quem sabe se o MTV Movie & TV Awards aprender um pouco com o próprio MTV Video Music Awards, que escancarou suas portas para artistas internacionais para efetivamente conquistar um público global para recuperar uma relevância que justifique a sua existência.
Mesmo porque não é todo mundo que conhece o elenco de “The Real Housewives of Atlantic City”. E “Jersey Shore” já teve o seu tempo de sucesso, mas viraram tiozões para uma geração que prefere ver o Investigação Discovery.
Aliás… não está na hora da MTV como um todo se reinventar mais uma vez, abandonando os realitys e programas de comportamento?
Que tal apostar em algo novo, só para variar?
Quem sabe… a música?
Pode dar certo…