Por que odiamos a segunda-feira?

Compartilhe

Mas é claro que existe uma explicação científica para isso.

Se você adora a segunda-feira, o problema é seu. Qualquer pessoa normal está nesse exato momento trabalhando com um péssimo humor, extremamente irritado e odiando com todas as forças do universo a segunda-feira.

Este é um dia complicado, pois somos obrigados a voltar para a vida normal e o tempo passa mais devagar de propósito, só para nos fazer sofrer.

Durante anos, os mais otimistas afirmavam que essa sensação de tortura e dor era paranoia dos mais preguiçosos, ou puro #mimimi de quem não queria trabalhar.

Hoje, a ciência diz #chupa para os negacionistas, explicando por que odiamos a segunda-feira, doravante conhecido como “o pior dia da semana” ou “é tão ruim, que devia se chamar Banda Calypso”.

 

 

 

Por que você odeia a segunda-feira?

 

Não se sinta culpado por sempre se sentir mal em uma segunda-feira. Vários motivos explicam esse sentimento negativo, onde alguns deles afetam a todas as pessoas de alguma forma.

Vários estudos científicos foram analisados para responder a questão, e um dos motivos para o ódio à segunda-feira é como ele afeta o seu sono. Você usa o final de semana para dormir mais e repor as energias, e é obrigado a acordar cedo no dia seguinte ao domingo para retomar a rotina laboral, o que pode ser definido como um autêntico “jet-lag social”.

Vamos ser bem sinceros: quem realmente gosta disso?

A mudança é brusca, e você sente isso em maior escala na segunda-feira. Essa sensação de mal estar vai diminuindo durante a semana, até chegar ao sábado, onde você pode acordar depois das 10h da manhã, tal e como acontece com qualquer ser humano normal.

Está cientificamente comprovado que, de segunda a quinta, você vai se sentir pior do que de sexta-feira. Mas as segundas são piores por conta deste grande contraste em relação aos dois dias anteriores. Algo que faz todo o sentido deste mundo (nem precisava da ciência para comprovar isso; o sono que eu estou sentindo neste momento é a maior prova desta afirmação).

Mais: esse cansaço da segunda-feira é uma resposta do próprio corpo, que tem efeitos que podem resultar inclusive em uma maior pressão arterial e mais possibilidades de deixar a pessoa doente, independente de como a pessoa passou o final de semana

Qual é a solução para isso? Então… talvez você não vai gostar muito da resposta…

A proposta da ciência é, quem sabe, se socializar com os colegas de trabalho e estudo durante o final de semana de folga. Algo que nem todos querem fazer nos seus dias de descanso.

De qualquer forma, vamos continuar a odiar a segunda-feira, pois é difícil mudar a natureza dessa sensação de desgosto que nós sentimos. Mas fica a dica: uma boa noite de sono e um bom café da manhã podem ajudar a deixar esse dia menos dolorido.


Compartilhe