Press "Enter" to skip to content
Início » Telefonia » Por que os grande fabricantes não oferecem smartphones com Android One?

Por que os grande fabricantes não oferecem smartphones com Android One?

Compartilhe

Há uma certa resistência entre os grandes fabricantes de dispositivos Android para abraçar o Android One. Inicialmente pensado nos dispositivos de entrada, essa versão não fez muito sucesso inicialmente, o que obrigou a Google a mudar um pouco as coisas.

A versão então se tornou aberta para qualquer fabricante, e é preciso frisar que o software só oferece pontos positivos para o consumidor. Os dispositivos com Android One recebem as atualizações diretamente da Google, e o fabricante precisa apenas adaptar um ou outro aplicativo ou funcionalidade específica.

É o Android puro, simples e eficaz, que faz o que precisa sem gastar muitos recursos de hardware. Logo, por que os grandes fabricantes não abraçam o Android One em seus dispositivos?

Vamos pegar dois exemplos: Samsung e Huawei.

A Samsung já afirmou que trabalha em um smartphone com o Android Go, que segue a mesma ideologia do One, mas para smartphones de entrada, com menos funcionalidades para uma experiência mais fluída. Também é especulado que a Huawei se prepara para trazer um dispositivo Go ao mercado, mas nada está confirmado até agora.

O principal motivo para os grandes fabricantes ignorarem o Android One é: dinheiro. Smartphones de linha média e de entrada são os mais vendidos da maioria dos fabricantes, e se eles abrirem mão de suas respectivas interfaces de usuário nesses equipamentos, várias parcerias valiosas são desfeitas.

A Samsung fechou com a Microsoft para oferecer os apps de Redmond pré-instalados nos equipamentos. Algo que não seria possível com o Android One.

A Huawei também tem parcerias com Facebook, Trip Advisor e desenvolvedores de jogos que colocam demos nos seus dispositivos.

Sem falar em lojas de aplicativos específicos, que também ficariam de fora no Android One.

Marcas como Xiaomi e Nokia não tem nada a perder com o Android One, e oferecem dispositivos com o Android puro em mercados selecionados.

E, se os grandes fabricantes investissem no Android One, as chances de sucesso são enormes. Os usuários iriam gostar muito do sistema. E isso seria péssimo para as parcerias que os fabricantes fizeram com outras empresas.

Ou seja, quando um grande fabricante lançar um smartphone com Android One, é sinal que esse fabricante está desesperado, precisando reconquistar o mercado de qualquer maneira.


Compartilhe
@oEduardoMoreira