Por que os jogos retrô não entregam gráficos tão bons em telas HD, FullHD ou 4K? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Por que os jogos retrô não entregam gráficos tão bons em telas HD, FullHD ou 4K?

Por que os jogos retrô não entregam gráficos tão bons em telas HD, FullHD ou 4K?

Compartilhe

Quem tem algum equipamento de emulação instalado em uma TV de alta definição sabe muito bem disso: os videogames do passado ficam com gráficos PIORES que aqueles exibidos nas maravilhosas TVs de tubo do passado.

Nem toda modernidade consegue compensar a ação do tempo, e em alguns casos “mais acaba sendo menos mesmo”. Por melhor que seja a sua TV neste momento, ela tende a entregar os gráficos dos jogos do passado vão entregar gráficos empobrecidos nessas TVs.

Por que isso, Senhor?

 

 

 

Culpa da tecnologia do presente

 

 

Na verdade, não é culpa dos fabricantes que desenvolveram TVs em alta definição.

Na época em que os jogos do passado foram criados, eles levavam em conta a imperfeição de densidade de pixels das TVs de tubo para criar os gráficos dos games da forma mais natural possível. E isso funcionou muito bem no passado, já que os jogos se tornavam mais amigáveis aos nossos olhos.

 

 

Porém, quando os jogos são reproduzidos nas telas em alta definição, essas imperfeições aparecem porque a qualidade das telas ficou elevada demais. HD, FullHD e 4K são os grandes inimigos dos videogames do passado, e os serrilhados dos seus gráficos são jogados na sua cara sem dó nem piedade.

 

 

Ou seja, os jogos do passado não estavam preparados para a evolução de tecnologia de tela. Por causa disso, a experiência final de uso não é a mesma daquela que você tão bem se lembra.

 

 

 

TVs de tubo com o mercado reaquecido

 

Por incrível que pareça, esse sentimento de nostalgia combinado com a busca pela experiência gaming do passado na íntegra resultou em um reaquecimento do mercado de TVs de tubo. Os gamers estão procurando pelas poucas TVs do passado que estão funcionando disponíveis no mercado, pagando pequenas fortunas por elas.

E esse grupo de usuários não está errado. Não dá para comparar o resultado final dos gráficos dos games do passado quando são exibidos por uma tela CRT e quando são apresentados em uma TV de OLED 4K. A primeira opção é sempre a mais adequada para os gamers retrô.

 

 

Ou seja, se você comprou uma caixinha de emulação de games e ficou um tanto quanto frustrado com a qualidade dos gráficos entregue pela sua TV de alta definição, saiba que isso não aconteceu só com você. E a única solução para esse caso é fazer mais um investimento para adquirir uma boa e velha TV de tubo…

…se é que você vai encontrar uma a essa altura do campeonato.

 

 

Via CRTGaming


Compartilhe
@oEduardoMoreira