Press "Enter" to skip to content
Início » Inteligência Artificial » Por que os notebooks estão se tornando pedras fundamentais para o crescimento da Inteligência Artificial

Por que os notebooks estão se tornando pedras fundamentais para o crescimento da Inteligência Artificial

Compartilhe

Os notebooks evoluíram de simples máquinas de processamento de texto para dispositivos multifuncionais e móveis, como reflexo da miniaturização dos componentes e melhorias na eficiência energética.

Todo esse processo está permitindo que esses dispositivos realizem tarefas complexas como edição de vídeo e design gráfico. E também está promovendo um avanço incrível no campo de inteligência artificial generativa, já que vários processos já começaram a ser realizados por NPUs integradas ao processador.

É uma autêntica evolução na forma em como interagimos com o notebook. Não apenas encontramos uma melhor experiência de uso com o equipamento, mas também desbloqueou novas possibilidades em várias áreas, como personalização de serviços, assistentes virtuais inteligentes e recomendações de produtos.

 

Notebooks melhores para algoritmos avançados

Os notebooks modernos estão equipados com processadores especializados e algoritmos avançados, capazes de realizar tarefas de aprendizado de máquina com eficiência notável.

Isso acelera o processamento de informações e capacita os usuários a explorar o potencial da IA em atividades como análise de dados e criação artística.

De fato, é impressionante como já é possível gerar imagens realistas em poucos segundos, ou otimizar o processo de desenvolvimento de contas mais complexas, e em alguns casos sem que o usuário se dê conta disso.

Ou vai me dizer que o novo recurso que faz cálculos de forma automática enquanto você escreve a equação no iPad parece algo tão natural, que sempre deveria estar no iPadOS

Neste momento, ainda dependemos da conectividade à internet para uma melhor experiência de uso da Inteligência Artificial nos notebooks. É dessa forma que o acesso e compartilhamento de dados acontece de forma instantânea.

O armazenamento em nuvem facilita a criação de um ecossistema propício para o desenvolvimento colaborativo e a expansão do conhecimento em tempo real.

Dessa forma, qualquer equipamento pode acessar as ferramentas de Inteligência Artificial, e não apenas os equipamentos mais caros e mais potentes. Sem isso, a maioria de nós jamais saberia que o ChatGPT existe.

 

Os desafios de privacidade e segurança

Ainda tem muitas pessoas preocupadas com o envio de informações para a nuvem para se obter as respostas ou interações com as plataformas, e essa é uma preocupação genuína.

Garantir que os notebooks ofereçam segurança sem comprometer a eficiência da IA é um desafio contínuo para os fabricantes. A primeira solução que apareceu neste momento é o uso da NPU, e por enquanto é a alternativa mais viável para permitir o tal processamento local.

Mas ainda estamos em uma corrida que mal começou.

A capacidade de processamento continuará a aumentar e a IA se integrará ainda mais às nossas vidas. Os notebooks se tornarão parceiros inteligentes, ajudando-nos a navegar em um mundo de dados complexos e informações em constante expansão.

E dessa forma, a sobrevida do PC após a sua hipotética morte (algo pregado em prosa e verso por Steve Jobs no evento de lançamento do iPhone) está mais do que garantida.


Compartilhe
@oEduardoMoreira