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Muita gente fala que tomar uma ducha um pouco antes de ir para a cama ajuda a ter um sono tranquilo. Porém, um grupo de engenheiros biométricos da Universidade do Texas queria comprovar a veracidade disso, além de detectar em quais condições a água serviria para ter um bom descanso.

Para comprovar a teoria, o que os pesquisadores fizeram foi pegar os dados de 5.322 estudos anteriores relacionados ao tema. Eles fizeram isso levando em conta que a maioria está relacionado com os efeitos da água quente no corpo.

Dos dados resgatados, algumas variáveis estavam relacionadas com o sono, como a latência do início do sono (o tempo que leva para realizar a transição da vigília total ao sono), o tempo total do sono, a eficiência do sono (quanto tempo que passamos dormindo em relação ao tempo total que passamos na cama tentando dormir) e a qualidade subjetiva do sono.

 

 

Quais são as condições ideais?

 

 

Analisando todas as variáveis do sono, a conclusão é uma só: tomar banho antes de dormir realmente afeta a qualidade do sono.

Não só isso. As condições ideais para o corpo melhor responder ao sono é quando a temperatura da água está entre 40 e 42 graus Célsius.

Por outro lado, o estudo também concluiu que o melhor é que você tome banho uma ou duas horas antes de dormir, pois desse modo o tempo em que o sono leva para começar é reduzido em até 10 minutos.

A explicação para esses efeitos está nos ritmos cardíacos do nosso corpo. Basicamente, se trata das mudanças fisiológicas que experimentamos como seres vivos ao longo do dia. Nas primeiras horas da noite, o corpo está pelo menos um grau Célsius mais quente do que na hora em que vamos dormir. Uma hora antes disso, a temperatura corporal perde entre 0,25 e 0,5 ºC, e durante o sono ela cai para o mínimo tolerável pelo ser humano.

Ou seja, tomar um banho 1h30 antes de dormir ajuda a cair no sono mais rápido. A água quente estimula o sistema termorregulador, fazendo o sangue circular mais para as mãos e os pés. E isso provoca uma eliminação do calor corporal mais rápida durante a noite.

 

Via Sleep Medicine Reviews


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