Press "Enter" to skip to content
Início » Software » Por que um Windows 11 grátis com publicidade não é uma ideia tão absurda quanto parece

Por que um Windows 11 grátis com publicidade não é uma ideia tão absurda quanto parece

Compartilhe

A Microsoft está aumentando a presença de publicidade no Windows 11, incluindo um novo anúncio na seção de ajustes do sistema operacional. Essa mudança será implementada a partir do próximo mês, focando na promoção do Game Pass.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft insere anúncios no Windows 11, e provavelmente não será a última. A presença de publicidade no sistema operacional é uma tendência crescente, gerando insatisfação entre os usuários.

Por outro lado, começa a fazer sentido a insistência da Microsoft em veicular essa publicidade em seu sistema operacional, não apenas para promover a sua plataforma de jogos, mas também para uma possível gratuidade do Windows no futuro.

 

Dá para remover a publicidade. Porém…

Felizmente, é possível remover os anúncios no Windows 11 seguindo uma série de passos específicos, que podem ser complicados para usuários iniciantes, mas minimamente tangíveis para os mais leigos quando aprendidos.

Eu publiquei alguns guias mais detalhados no TargetHD.net mostrando como você pode eliminar a publicidade no Windows 11 de forma segura e sem muito esforço. Recomendo a visita e a leitura com atenção, pois dá para evitar o sofrimento com as propagandas da Microsoft.

Considerando que os usuários pagam de alguma forma pelo sistema operacional (seja pela licença já integrada no valor final do computador, seja pela licença que comprou diretamente na Microsoft ou em algum e-commerce), é injusto receber anúncios o tempo todo na cara.

E remover a publicidade no sistema operacional deveria ser uma opção clara para quem adquiriu o Windows 11.

Por outro lado, tudo isso pode muito bem ser uma espécie de “balão de ensaio” para algo que pode acontecer no futuro, e que não seria uma grande maluquice.

 

A proposta de um Windows 11 gratuito com publicidade

Não é algo tão descabido quanto parece.

A Microsoft pode muito bem oferecer no futuro uma versão gratuita do Windows 11, monetizada com publicidade. A medida poderia atrair usuários que não querem pagar pelo sistema, nem recorrer à pirataria, mas que podem suportar esse monte de propaganda em nome do custo zero.

Considerando o sucesso das plataformas de streaming de música e vídeo que já monetizam o conteúdo através da publicidade veiculada para os usuários que optam por não pagar nada pelos serviços, a Microsoft pode emular esse modelo de negócio no seu sistema operacional.

E esse monte de propagandas que estamos testemunhando no Windows 11 neste momento pode muito bem ser (também) uma forma de testar a reação dos usuários diante dessa iniciativa.

A taxa de adoção do Windows 11 ainda é baixa, não superando o Windows 10 em plataformas específicas como a Steam. Os gamers preferem o desempenho e a maior compatibilidade da versão antiga do sistema operacional.

Um Windows 11 gratuito e suportado por publicidade poderia impulsionar os seus números de adoção em função do argumento que mais pesa para a maioria dos usuários: o preço final do sistema operacional.

 

As desvantagens de um Windows 11 gratuito

Nem tudo são flores nessa escolha, e a Microsoft precisa avaliar os contras da decisão.

Um Windows 11 de graça com publicidade poderia acabar com a experiência de uso em função do excesso de propagandas, incluindo os anúncios permanentes na área de trabalho que, neste caso, não poderiam ser desativados. E os usuários precisam estar dispostos a conviver com isso constantemente.

Mas é de se imaginar que quem apostar no Windows 11 com publicidade vai abraçar o preço dessa gratuidade sem maiores problemas.

O que não pode seguir acontecendo é essa enorme exibição de anúncios em um sistema operacional pago. Nada justifica a prática para o grande público, principalmente se a desculpa da Microsoft é justamente a rentabilidade. A empresa já viu o nosso dinheiro quando aceitamos pagar por essa licença de uso lá atrás.

Logo, o Windows 11 de graça com publicidade pode ser a solução a médio e longo prazos. Acredito, de verdade, que a empresa pode sim construir público apostando nessa iniciativa.


Compartilhe
@oEduardoMoreira