Por que vai demorar 120 anos para ver a última moeda de Bitcoin ser minerada, se 90% já foi extraída? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Por que vai demorar 120 anos para ver a última moeda de Bitcoin ser minerada, se 90% já foi extraída?

Por que vai demorar 120 anos para ver a última moeda de Bitcoin ser minerada, se 90% já foi extraída?

Compartilhe

Definitivamente, eu não consigo me sentir seduzido pela onda do Bitcoin. Isso não é para mim. Porque eu sou pobre, e não tenho grana para investir na moeda? Também. Mas também porque o meu pouco dinheiro está em CDBs, e me sinto confortável com isso.

Não sou a pessoa mais adequada para fornecer conselhos sobre o mercado financeiro, mas posso compartilhar a minha opinião honesta sobre a febre do Bitcoin. E ela me dá medo. Não porque eu acho que ela vai dominar todo o sistema financeiro. Mas porque tenho a impressão que muita gente vai perder dinheiro com ele.

De qualquer forma, ser um produtor de conteúdo de tecnologia não me impede de tentar responder a uma pergunta que pode pairar na cabeça de muita gente: por que vai levar 120 anos para a última moeda de Bitcoin ser minerada?

 

 

 

Tão rápido e, ao mesmo tempo, tão distante…

O Bitcoin é a primeira opção que vem na cabeça daqueles que querem investir em criptomoedas. Ela está entre nos há mais de 12 anos, e seu impulso foi meteórico em um curto espaço de tempo.

Agora, é muito mais difícil fazer dinheiro com o Bitcoin, pois 90% de toda a reserva dessa moeda digital já foi minerada. Ou seja, dos 21 milhões de Bitcoins disponíveis no mercado aberto, aproximadamente 18,9 milhões de moedas estão nas carteiras digitais de algumas pessoas ou corporações.

Eu até poderia tentar despertar em você o senso de urgência apenas e tão somente com a menção de 10% de Bitcoin que restam livres por aí, mas acho que você não precisa sair correndo para vender o seu rim no mercado negro para comprar um computador tão potente que poderia pesquisar (e encontrar) a cura do câncer.

A última moeda de Bitcoin vai ficar disponível no mercado até fevereiro de 2140. Ou seja, é só você ter calma e paciência para minerar essa última moeda e, quem sabe, garantir a sua aposentadoria tardia (antes desse ano onde você muito provavelmente já estará morto).

 

 

 

Por que só em 2140?

A rede de Bitcoin foi desenvolvida para seguir funcionando até 2140. Apesar de 90% das moedas já estarem mineradas em menos de 12 anos, os 10% restantes vão levar quase 120 anos para serem extraídas dessa rede, já que a programação da mesma foi feita dessa forma.

Por outro lado, estima-se que pelo menos 20% dos Bitcoins já minerados estão perdidos para sempre, o que é uma pequena fortuna desperdiçada por diversos fatores. Contas com senhas perdidas, discos rígidos extraviados ou perdidos em um lixão, ou pessoas que simplesmente se esqueceram que contavam com Bitcoins ao longo dos anos.

O Bitcoin é uma moeda muito volátil. De tempos em tempos, fica alternando entre tendências de altas e baixas, em alguns casos acentuadas. Isso é algo absolutamente normal para uma moeda virtual que ainda é compreendida por todo o sistema financeiro.

De qualquer forma, para quem pretende investir em Bitcoin no futuro, tenha em mente que esta é sim uma aposta de risco, mas que ainda tem um bom tempo para se trabalhar e compreender a sua volatilidade ou, quem sabe, detectar um ponto de estabilidade.

A única má notícia é que não estaremos aqui para ver qual será o cenário do Bitcoin em 2140.


Compartilhe
@oEduardoMoreira