Em 1995, o mundo da tecnologia foi sacudido por um lançamento que moldaria o futuro da computação pessoal: o Windows 95.
O software foi muito além de ser apenas e tão somente um sistema operacional. Ele foi pedra fundamental na consolidação da Microsoft como gigante tecnológica. Suas inovações revolucionaram a maneira como os usuários interagem com computadores, estabelecendo padrões que influenciariam gerações futuras dessa plataforma.
Raymond Chen, engenheiro de software da Microsoft, respondeu a uma pergunta muito interessante: por que três interfaces de usuário diferentes são exibidas durante o processo de instalação do Windows 95?
Como isso aconteceu?
Por que três sistemas operacionais para instalar o Windows 95?
Tecnicamente, o Windows 95 chamou a atenção de todos porque era um produto híbrido, que combinava elementos de três interfaces diferentes para garantir uma transição tranquila para os usuários.
Durante sua instalação, era possível observar traços do MS-DOS, do Windows 3.1 e do próprio Windows 95, tudo para garantir uma maior compatibilidade diante de uma mudança tão profunda de proposta no sistema operacional.
O processo de instalação do sistema era uma experiência única em si.
Basicamente, o processo de instalação desse sistema operacional foi desenvolvido como vemos na imagem acima. Ou seja:
- Inicie o MS-DOS e instale uma versão mini do Windows 3.1.
- Comece nessa versão do Windows 3.1.
- Coletar informações.
- Detecta o hardware.
- Copie drivers e arquivos Windows 95 usando um aplicativo de 16 bits.
- Migrar configurações e configurar drivers.
- Comece no Windows 95 e execute a instalação final.
Começava com o MS-DOS, configurando o ambiente base necessário para o funcionamento do sistema. Em seguida, o instalador fazia uma detecção detalhada do hardware, garantindo que o Windows 95 se adaptasse aos equipamentos do usuário.
Para executar essas etapas, um aplicativo de 16 bits era utilizado para a parte mais importante do processo de instalação. Com o tempo, a Microsoft foi adaptando a interface de usuário, até chegar na versão Win32
E uma versão compacta do Windows 3.1 era habilitada durante o processo, e tinha uma função específica: executar um único programa para completar a instalação do sistema.
O legado do Windows 95
Para muitos, o Windows 95 é um evento que redefiniu a relação das pessoas com o mundo da tecnologia de um modo geral, e com a informática em particular.
Seu impacto histórico, sua capacidade de adaptação técnica e a conexão emocional que proporcionou garantem seu lugar como um dos marcos mais importantes da história da computação.
A carga emocional que o Windows 95 gera nos usuários até hoje é algo único. Sua interface amigável e intuitiva marcou época, e muitos de nós ainda se lembram o que sentiu quando explorou pela primeira vez o menu Iniciar ou navegou pelas janelas de arquivos.
Nossa relação nostálgica com o Windows 95 (muito provavelmente) será eterna. E essa é a maior prova de que este é um dos grandes sucessos da história da Microsoft.
Vida longa ao Windows 95.