Início » Esportes » Precisa mesmo fazer contas para o título de Verstappen em Las Vegas?

Precisa mesmo fazer contas para o título de Verstappen em Las Vegas?

Compartilhe

Sério mesmo que a gente ainda precisa fazer contas?

Que Max Verstappen já é tetracampeão mundial de Fórmula 1, todo mundo sabe. Eu, mais ainda, pois estou cantando essa bola desde o retorno das férias de verão. E não tive medo nenhum de errar nesse palpite.

O que me surpreende é ver a mídia especializada fazendo contas para mostrar o que ele precisa fazer para conquistar o quarto título mundial já em Las Vegas, a próxima etapa do campeonato.

Nem faz sentido isso! É só ele não dormir dentro do carro e pronto!

 

O cenário de momento

Depois daquela humilhação que Max Verstappen aplicou no GP de São Paulo, a sua vantagem sobre Lando Norris, que já era grande com 44 pontos, saltou para nada menos que 62 pontos.

Está tão confortável para o menino Max, que ele pode ser dar ao luxo de mudar o tom do discurso, deixando de lado a agressividade em pista para focar no “fair play”.

Verstappen enfatizou que seu foco agora é (obviamente) realizar corridas limpas até o final da temporada, sem se preocupar diretamente com o título em Las Vegas.

Mesmo porque tudo o que ele precisa fazer é chegar na frente do Norris em qualquer corrida. Ou até mesmo chegar atrás e contar com a incompetência de Lando ou da McLaren.

 

O que Max precisa fazer mesmo?

Além de evitar uma parada cardiorespiratória, manter as duas mãos no volante e terminar as corridas na zona de pontuação, Max Verstappen tem alguns cenários que permitem que ele sonhe com o quarto título mundial na cidade do pecado.

Após o GP de Las Vegas, restarão duas corridas e uma sprint, totalizando 60 pontos disponíveis para os pilotos. Para garantir o título, Verstappen precisa manter uma vantagem de 60 pontos sobre Norris.

Ou seja… lembra daquele discurso de “corridas limpas”?

Se os dois se envolverem em um acidente qualquer, Max Verstappen é campeão do mundo.

Simples assim.

Caso haja um (absurdamente remoto) empate após a corrida em Abu Dhabi, Verstappen teria a vantagem por ter mais vitórias na temporada, e seria campeão do mundo do mesmo jeito.

Mas… vamos entregar o que você quer (ou o motivo pelo qual você caiu neste artigo): os caminhos para o título de Max Verstappen em Las Vegas:

  • Vencer a corrida: Garante o título independentemente da posição de Norris.
  • Terminar em 3º com a volta mais rápida: Norris deve terminar em 2º.
  • Terminar em 4º com a volta mais rápida: Norris deve terminar em 3º.
  • Terminar em 5º ou pior: Norris deve terminar abaixo da posição correspondente sem a volta mais rápida.

E aqui, temos um grande “etecétera” que se estende até a nona posição, sempre seguindo as regras subsequentes que você leu nos exemplos anteriores.

Só não segui colocando porque este artigo ia ficar ainda mais insuportável.

Ah, sim… se Max chegar em décimo com a volta mais rápida, ele também é campeão do mundo se Norris não pontuar.

De novo: não sei por que esses artigos existiram.

Na verdade, eu sei sim: para que, de forma hipócrita, eu faça exatamente o mesmo que todo mundo ao abordar o tema.

A única diferença é que nenhum jornalista esportivo teria a coragem de mencionar como possibilidade de não conquista de título em Las Vegas a tal parada cardiorrespiratória.

Espero que Max Verstappen esteja cuidando muito bem da saúde física para evitar a perda do título de forma desastrosa.


Compartilhe