Início » Variedades » Procuraram cannabis, encontraram fazenda de Bitcoin

Procuraram cannabis, encontraram fazenda de Bitcoin

Compartilhe

Mais uma que acontece no distante e peculiar Reino Unido.

A polícia de West Midlands decidiu realizar uma batida em um armazém, na esperança em encontrar uma enorme plantação de cannabis. Para a surpresa de todos os oficiais da lei, eles encontraram uma granja de criptomoedas, com centenas de computadores minerando Bitcoin.

Até onde sabemos, isso AINDA não é um crime (até que se prove o contrário). Crime é não ver a cara de paspalhos dos policiais diante da decepção na vida, algo que infelizmente eu não tenho para ilustrar este post.

Mesmo assim, vale a pena contar a história.

 

 

 

Não é crime, mas cometeram um crime mesmo assim

 

 

Os policiais não encontraram a marijuana que tanta polêmica gera nas famílias cristãs conservadoras. Em seu lugar, foram identificados mais de 100 computadores empilhados e devidamente preparados para a mineração de Bitcoin.

Sobre a mineração do Bitcoin, problema nenhum. Se você quer fazer isso na sua casa, tudo certo. Sua mãe só vai sentir um cheiro estranho quando os computadores começarem a fritar ou derreter dentro do seu quarto e, ainda assim, ela vai ficar aliviada e concluir que você não anda com companhias estranhas que ficam ouvindo Natiruts até às 4h da manhã.

Porém, colocar 100 computadores empilhados para minerar Bitcoin se torna um crime quando você decide roubar energia elétrica para não explodir a sua conta de luz, algo que poderia levar a sua mãe ao infarto.

Os responsáveis no Reino Unido por esse crime econômico foram obviamente multados pelo roubo da energia, que deve ser no mínimo astronômica, considerando toda a eletricidade necessária para alimentar mais de 100 computadores que ficam minerando Bitcoin 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

 

 

Será que vale a pena todo esse esforço?

Sinceramente? Me custa a acreditar que vale tanto esforço assim a mineração de Bitcoin. E eu não estou escrevendo isso porque eu sou um blogueiro quebrado que mal tem dinheiro para pagar as contas e comprar gadgets.

Só em pensar no trabalho que dá comprar, montar e colocar para funcionar 100 computadores (que precisam ter uma certa configuração para minerar Bitcoin), gastar a energia elétrica do meu prédio inteiro (o que pode me render uma expulsão do condomínio) e toda a paciência para fazer valer o investimento se reverter em dinheiro virtual para só depois ter dinheiro real…

…eu fico cansado em pensar nisso (e em escrever um longo parágrafo só para cansar a sua leitura).

Sem falar na volatilidade do Bitcoin no mercado. Não estou dizendo que este é um negócio fadado ao fracasso, mas também não dá para dizer que essa e outras criptomoedas estão com essa estabilidade toda.

Por isso, o meu conselho aos aventureiros (se é que vale a pena dar conselho ou opinião de graça) é pensar uma dez vezes antes de considerar iniciar a mineração de Bitcoin.

É claro que você pode se dar bem, ficar milionário e vir até este blog para tripudiar na minha cara (e não vai conseguir, pois bloqueei os comentários). Mas as chances de você ser ainda mais pobre do que já é são enormes.

Fica a dica.


Compartilhe