lebre-robotica-usain-bolt

A Puma apresentou o BeatBolt, um pequeno dispositivo que corre pela pista de atletismo na mesma velocidade que Usain Bolt.

É evidente que o invento tem a sua parte promocional, mas também tem a sua validade a partir do ponto de vista tecnológico, e não se trata de um gadget isolado, uma vez que será utilizado pelos esportistas patrocinados pela Puma. O BeatBolt foi desenvolvido por três estudantes do MIT em parceria com um engenheiro da NASA, e é um elemento motivacional nas corridas de alta performance, já que é possível configurar o tempo concreto a ser estabelecido, obtendo assim um referencial perfeito para alcançar as marcas.

O BeatBolt é programável, mas também possui sua dose de independência, já que sabe se mover dentro de sua raia na pista. As informações que queremos passar para a lebre robótica, como distância, velocidade e tempos são enviadas via aplicativo para smartphones.

lebre-robotica-puma

No seu interior, encontramos um chipset Arduino, e no seu exterior, encontramos LEDs para melhor identificação em baixa luminosidade. Mais interessante de tudo é saber que o dispositivo conta com duas câmeras GoPro, uma para cada sentido da corrida, com o objetivo de gravar a disputa com o competidor humano.

Dispositivos como o Puma BeatBolt são raros de serem encontrados, mas existem. É uma forma muito interessante da tecnologia melhorar o desempenho esportivo. Se bem que dificilmente simula a emoção de bater um recordista humano das provas de 100 metros rasos.

Por enquanto, a Puma não vai colocar o produto para venda junto ao grande público. A empresa criou uma série de unidades que serão distribuídas exclusivamente para os seus atletas.

 

Via TechCrunch