Qual é a diferença entre a Coca-Cola Zero e a Coca-Cola Light? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Gastronomia » Qual é a diferença entre a Coca-Cola Zero e a Coca-Cola Light?

Qual é a diferença entre a Coca-Cola Zero e a Coca-Cola Light?

Compartilhe

Então… você é time Coca-Cola Zero? Ou é time Coca-Cola Light?

No Brasil, essa disputa simplesmente não existe, pois a Coca-Cola Light não é vendida. Mas lá fora, um enorme debate se criou para descobrir qual das duas é a melhor, sem pensar que as duas podem ser um veneno para o nosso organismo (apesar de ser uma bebida deliciosa).

Então, nada melhor que aprovar esse embate de retóricas para explicar de forma resumida quais são as principais diferenças entre a Coca-Cola Zero e a Coca-Cola Light.

Sim, existem diferenças substanciais entre as duas. E até mesmo para preservar a sua saúde que vale a pena gastar um tempo escrevendo sobre isso.

 

 

 

Light e Zero não são a mesma coisa

A Coca-Cola Light foi lançada em 1982, e se destacava principalmente por ser uma bebida de BAIXA CALORIA (e estou colocando isso em caixa alta porque é uma informação muito importante).

Muitas pessoas acreditaram que, a partir daquele momento, era possível beber litros de refrigerante sem correr o risco de desenvolver a diabetes. Só que essa galera se esqueceu de consultar os valores nutricionais da Coca-Cola Light, pois lá está indicado claramente que essa bebida conta com 40 GRAMAS DE AÇÚCAR PURO!

Pois bem, a Coca-Cola Zero chegou ao mercado em 2005, e essa sim tem como objetivo oferecer um refrigerante de Cola com zero açúcar. Essa é a versão da Coca-Cola recomendada para quem tem diabetes (mas em doses moderadas, por favor).

A fórmula das duas versões (Zero e Light) são similares, com os mesmos ingredientes principais. As duas diferenças nos ingredientes são a presença do citrato de potássio e acesulfamo de potássio presentes na versão Zero (e ausentes na Light), e do ácido cítrico presente na versão Light (e ausente na Zero).

No paladar, a Coca-Cola Zero é mais próxima da Coca-Cola normal, enquanto a versão Light tem um sabor diferenciado, pois é resultado de uma combinação com diferentes sabores. Para quem já bebeu todas as versões desse refrigerante, é sim possível perceber as diferenças entre as versões no sabor.

 

 

 

Qual das duas é melhor?

Na prática, nenhuma versão é melhor que a outra. No final das contas, todas são Coca-Cola, e se diferenciam basicamente nos aspectos técnicos, onde a Coca-Cola Zero é realmente zero açúcar (ou pelo menos possui o mínimo permitido para que um diabético não morra).

Talvez os consumidores passem a sentir uma certa diferença recente no sabor da Coca-Cola Zero, que mudou a sua fórmula no mundo todo, se tornando mais ácida. Particularmente, não gostei das mudanças, mas não posso fazer nada sobre isso, a não ser aceitar e esperar que meu paladar se acostume (algo que já aconteceu).

Já o sabor da Coca-Cola Light se mantém o mesmo desde o seu lançamento, mas os consumidores brasileiros terão uma certa dificuldade para reconhecer o gosto desse refrigerante, pois essa versão é bem rara de ser encontrada em nosso mercado.

No final das contas, quem decide o que é melhor ou pior é você, pra variar. Como em tudo o que acontece na sua vida, a decisão sobre qual versão da Coca-Cola vale a pena consumir é exclusivamente sua.


Compartilhe
@oEduardoMoreira