paz

É a décima nona vez que o Prêmio Nobel da Paz vai para alguma iniciativa que resulte no desarmamento nuclear em definitivo. Dessa vez, foi para a campanha para proibir as armas nucleares (ICAN).

Pode parecer utópico ver todos os governos do mundo se desarmando. Mas por traz disso, existe o símbolo da paz.

O famoso logo foi desenhado em 1958, como parte da campanha britânica a favor do desarmamento nuclear, como protesto contra a construção de uma fábrica de armas nucleares em Aldermaston. Foi desenhado por Gerald Holton, e se popularizou durante as manifestações.

Os desenhos originais do logo ainda estão na Universidade de Bradford, em uma pequena cidade britânica que também abriga o Museu da Paz, com diferentes exposições permanentes e temporárias sobre o ativismo.

O significado do símbolo da paz alude precisamente ao desarmamento nuclear. Gerald Holtom pensou que poderia usar as letras N e D (de Nuclear Disarmament) do sistema de comunicação internacional da Marinha, com diferentes posições dos braços para representar cada letra.

 

 

Logo, a letra N está representada com os dois braços para baixo, um do lado do outro, e a letra D em um braço para cima e o outro para baixo. A união das duas posições resultou no símbolo da paz como conhecemos.

 

Via @NobelPrize