Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Qual foi o primeiro CD comercial da história?

Qual foi o primeiro CD comercial da história?

Compartilhe

Se você tem 30 anos de vida ou mais, o CD-ROM certamente fez parte de sua vida.

Música, jogos de videogames, softwares de computador, vídeos e outros tipos de mídia eram armazenados em CD quando o pendrive ainda não existia. E hoje, 17 de agosto de 2022, essa tecnologia completa 40 anos de vida.

Uma das informações que a grande maioria das pessoas que utilizaram um CD-ROM ou CD na vida é: qual foi o primeiro artista ou marca a lançar um CD no mercado?

Vou dedicar algum tempo da minha vida para responder essa pergunta para mim e para você.

 

 

 

Como tudo começou

A primeira tecnologia parecida com o CD-ROM foi inventada por James Russell, que pesquisava o desenvolvimento de um método de armazenamento de dados que poderiam ser reproduzidos em outros dispositivos em um momento posterior.

Inicialmente, ele propôs o armazenamento em uma película fotossensível, através da substituição dos já existentes discos de vinil por um dispositivo que pudesse funcionar sem o contato físico real. Muito provavelmente para evitar um dos problemas deste tipo de mídia física: a perda de dados em função do arranhão da agulha no disco.

Russell conseguiu desenvolver o sistema de gravação digital ótica ODR, que recebeu vários prêmios em 1974. Porém, o primeiro reprodutor de discos em CD ou CD-ROM só chegou ao mercado em 1988, pelas mãos da Philips em parceria com a Sony.

O mercado levou pelo menos dois anos para se convencer que o CD era uma mídia de futuro. E o CD-ROM, tal e como conhecemos, só foi desenvolvido em 1982 pela empresa japonesa Denon. A Sony apresentou o formato final ao mundo em 1984.

O CD-ROM poderia armazenar nada menos que 650 milhões de bytes. Dessa forma, se transformou em mídia padrão para o mercado musical, colocando o disco de vinil em segundo plano (mas jamais substituindo em definitivo.

 

 

 

Quem lançou o primeiro CD-ROM?

É difícil ter uma resposta exata, pois as coisas foram acontecendo ao mesmo tempo. Mas vou tentar organizar os acontecimentos em ordem.

O CD-ROM se tornou padrão ISSO/IEC 10149 em 1989, mas a Microsoft lançou o seu primeiro software com esse formato em 1987. O Microsoft Bookshelf já estava disponível neste formato, mesmo que o primeiro computador a contar com uma unidade compatível com a mídia só chegasse ao mercado em 1991, através do Commodore Dynamic Total Vision.

Em compensação, nada impedia que qualquer usuário adquirisse uma unidade de CD-ROM em separado, para depois incorporar esse elemento de hardware ao computador que já está montado.

Já a Apple lançou o Macintosh IIvx em 1992 contando com uma unidade de CD-ROM no corpo do computador. E os fabricantes de videogames começaram a utilizar essa tecnologia de mídia nos seus produtos a partir do mesmo ano. Antes mesmo do Sony PlayStation, outros consoles de videogames já usavam os CDs para rodar os jogos.

Com o aumento da velocidade de leitura dos CDs (indo de 1x para até 72x), o CD-ROM foi se impondo no mercado, e rapidamente se transformou no principal método de distribuição de música, software e jogos de videogames.

No começo dos anos 90, o CD-R (para gravação) chegou ao mercado, aumentando ainda mais a popularidade do formato. E em 1995, o DVD (Disco de Vídeo Digital) iniciou a revolução no consumo de filmes em casa (ou em qualquer lugar), iniciando a aposentadoria das fitas VHS.

40 anos depois, calcula-se que foram vendidos aproximadamente 250 bilhões de CDs em todo o mundo, e hoje ainda é o meio oficial para a música em formato físico, mesmo com a era do streaming mais que estabelecida.

Ah, sim… sobre o primeiro artista que lançou um CD no mercado…

Os dois primeiros CDs de música comerciais são creditados aos seguintes álbuns: “52nd Street” de Billy Joel, e “The Visitors” do ABBA.


Compartilhe
@oEduardoMoreira