Quando a nave do game Asteroids se transformou em nosso carro nos navegadores GPS | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Software » Quando a nave do game Asteroids se transformou em nosso carro nos navegadores GPS

Quando a nave do game Asteroids se transformou em nosso carro nos navegadores GPS

Compartilhe

O GPS é um daqueles avanços da tecnologia que são despretensiosos no começo, mas que não dá para viver sem ele no presente. E todo GPS que presta representa o nosso carro por um triângulo ou flecha, que se tornou um símbolo universal do segmento.

E diz a lenda que o triângulo foi inspirado no mítico game Asteroids do Android.

Será mesmo?

 

 

 

A flecha é ponto de referência desde sempre

 

 

A origem do GPS é bem curiosa.

O primeiro navegador GPS da história apareceu em 1985, e respondia pelo nome Etak Navigator. ELe utilizava um curioso método para posicionar o veículo no mapa que aparecia em uma tela CRT vetorial: ele usava um cursor em forma de ponta de flecha no centro da tela.

Ou seja, a flecha é um registro histórico e universal para a indústria, que abraçou o elemento como ícone para representar a nossa posição no mapa. E essa é uma ótima ideia, pois o elemento simplifica a compreensão de posição e sentido no mapa.

Mas o mais surpreendente é saber de onde o Etak tirou a ideia da flecha.

 

 

 

Como é bom ter amigos na Atari

 

 

A Etak recebeu o apoio de ninguém menos que Nolan Bishnell, o co-fundador da Atari, que tinha uma incubadora de empresas chamada Catalyst Technologies. O envolvimento de Nolan estreitou a relação entre as duas empresas, e o jogo Asteroids acabou influenciando no design do primeiro navegador de GPS do mundo.

As histórias sobre o uso da flecha no GPS possui origens diferentes, dependendo da perspectiva de quem conta a narrativa entre os envolvidos. De qualquer forma, essa influência da Atari na Etak fez com que a tal flecha (ou nave) de Asteroids estivesse presente em todos os dispositivos da época.

E isso aconteceu porque a coisa mais simples que poderia ser feita em uma tela vetorial é um triângulo, e Asteroids deve ter utilizado este símbolo pelo mesmo motivo.

E o resto? É história.

Até dá para substituir a flecha no GPS do Google Mapas em um carrinho, para deixar a sua localização no mapa algo mais divertido e pessoal. Porém, ao menos agora você sabe como a tal flecha foi parar no meio do mapa. E saber que nada nesse sentido foi por acaso. Tudo foi previamente calculado pelos envolvidos no desenvolvimento de um item que, hoje, não conseguimos mais viver sem ele.

 

 

Via How to Geek


Compartilhe
@oEduardoMoreira