Mais um episódio da série “lá vem o Eduardo falando de coisas que eu, que faço parte da Geração Z, não faço ideia que existe, ou nunca vi um de perto”. E o meu item favorito dentro dessa categoria é o disquete.
Esse formato de unidade de armazenamento foi substituído pelo pendrive com o passar do tempo, mas muitos usuários mais nostálgicos ou curiosos sobre as tecnologias do passado ainda procuram por unidades desse jurássico com uma certa frequência.
E a história deste artigo envolve um usuário curioso, um disquete, a Steam e um jogo com apenas 1 MB.
Entenda o desafio
Um usuário do Reddit chamado u/Retrocet decidiu instalar jogos da Steam em um disquete de 3,5 polegadas. O objetivo era encontrar jogos que pesassem menos de 1 MB, um grande desafio devido ao tamanho limitado do disquete.
Para quem não sabe, disquetes são unidades de armazenamento que foram muito populares no passado, pois eram bem menores, mais baratos e muito mais portáteis que os HDs externos da época.
E muita gente não sabe disso (também), mas a Steam permite a instalação de jogos em disquetes, embora o processo para essa instalação complexo e trabalhoso.
Grande parte do espaço do disquete é ocupado pelas bibliotecas necessárias para o funcionamento do Steam, deixando uma baixa capacidade de armazenamento para qualquer jogo que será executado.
E até por causa disso não pode ser qualquer jogo. Precisa ser um jogo adequado. O Retrocet precisava encontrar um jogo que pesasse menos de 930 KB.
Como ele chegou em “Penny Black”
Com a ajuda de outro usuário do Reddit, u/sedridor107, ele encontrou o jogo “Penny Black”, um simulador de namoro baseado em texto que ocupa apenas 200 KB.
Características de “Penny Black”:
- Gênero: Simulador de namoro.
- Plataforma: Desenvolvido em BBC Basic para Windows.
- Tamanho: 200 KB.
- Duração: Aproximadamente 2 horas de gameplay.
- Diálogo: Aproximadamente 25.000 palavras.
- Recepção: 94% de avaliações positivas na Steam.
E se você pensa que “Penny Black” é um jogo simples ou ruim por causa do seu tamanho, o seu pensamento está bem errado. Tamanho não é sinônimo de qualidade neste caso.
Existem diversos jogos aclamados pela crítica, como “Stardew Valley”, “Undertale” e “The Binding of Isaac: Rebirth”, que ocupam menos de 500 MB. Porém, nenhum desses jogos poderiam ser instalados ou utilizados no experimento do Retrocet, justamente por causa do seu tamanho de armazenamento.
Tudo bem… eu até entendo aquelas pessoas que ficam um pouco decepcionadas com o fato de não poderem instalar o Red Dead Redemption II em um disquete.
E… convenhamos: quem de verdade gostaria de fazer isso? E com qual finalidade?
Mas não deixa de ser curioso ver a que ponto chega a criatividade humana para encontrar soluções para problemas que simplesmente não existem.
Pense no trabalho que você vai ter em encontrar uma unidade de disquete de 3.5 polegadas funcionando perfeitamente em pleno 2024.
Acho que a demanda não vale o resultado final.
Mas não vou culpar o protagonista deste artigo por tentar.