Quanto tempo o seu cérebro leva para despertar pela manhã? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Quanto tempo o seu cérebro leva para despertar pela manhã?

Quanto tempo o seu cérebro leva para despertar pela manhã?

Compartilhe

Depende… de quem é o cérebro? Se é o meu, ele não desperta antes das 10 horas da manhã.

Estou brincando. Eu já fui bem pior neste aspecto. Hoje, acordo com maior facilidade pela necessidade (apesar de fazer os meus horários para escrever nos blogs, costumo acordar em torno de 7 horas da manhã). Mas em um passado não muito distante, o meu cérebro demorava algumas horas para pegar no tranco.

E sei que não estou sozinho nessa. Algumas pessoas precisam de quase uma hora para entender que saíram da cama. Já outras começam o dia ligadas no 220 volts. Cada um é cada um. Mas precisamos ter uma resposta minimamente científica para se obter um consenso ou média da humanidade nesse aspecto.

 

 

 

Quanto tempo o seu cérebro leva para sair da inércia?

 

O tempo que o seu cérebro leva para constatar que você acordou, saiu da cama e começou o seu dia é afetado por uma coisa chamada inércia do sono. É por causa disso que você tem uma desagradável sensação de parecer um zumbi nas primeiras horas do dia, com o seu corpo se movimentando sem vida, enquanto sua alma continua dormindo confortavelmente na sua cama.

Vários estudos foram realizados sobre o assunto, tentando descobrir o que acontece com o ser humano para tal cenário aparecer. Eles analisaram a capacidade de cada pessoa após acordar, e o tempo gasto para realizar uma tarefa que demonstrasse que aquele indivíduo estava totalmente desperto.

Foi analisado o comportamento de 34 participantes, em um estudo realizado pela Universidade da Califórnia. Essas pessoas tiveram que resolver um problema matemático logo depois de acordar. E a solução para a equação levou 25 minutos para aparecer.

E a má notícia aqui nem foi o tempo gasto para resolver o problema, o que só confirma que a escola pela manhã pode ser uma grande perda de tempo. O estudo concluiu que nenhum dos truques que conhecemos para despertar pelas manhãs são eficientes para acelerar o processo de solução da equação.

Tomar banho logo pela manhã não atenua a inércia do sono. O café demora para fazer efeito. Tudo aqui depende do ritmo do corpo e nada mais. E cada um tem um ritmo corporal, de modo que não existe receita para você ser alguém mais racional pelas manhãs.

Ou seja, para os mais sonolentos durante as manhãs, só resta se munir de muita paciência e esperar o seu cérebro acordar. Enquanto isso, fique olhando para o vazio, como você sempre fez. Como várias outras coisas em nossas vidas, essa é uma questão meramente pessoal, e pouco pode ser feito para ser solucionado.

Mas um pouco de iniciativa própria pode ajudar, e não faz mal a ninguém.

 

 

Via La Sexta


Compartilhe
@oEduardoMoreira