Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Quantos dispositivos USB você pode conectar no seu computador ao mesmo tempo?

Quantos dispositivos USB você pode conectar no seu computador ao mesmo tempo?

Compartilhe

Certos produtores de conteúdo conquistaram um merecido destaque na internet por realizarem experimentos inusitados. E bem sabemos que boa parte das pessoas que conhecemos pagam a conta de banda larga justamente para ver isso.

Um dos canais mais populares dentro do segmento de produtores de conteúdo de tecnologia é o Linus Tech Tips, com mais de 15 milhões de inscritos. Seus vídeos são informativos, envolventes e muito entretidos, mas sem deixar de lado o conteúdo educacional.

Dito isso, um dos mais recentes vídeos desse canal é um teste extremo que, por incrível que pareça, não chegou ao seu limite técnico. Ele poderia ir além, mas decidiu parar em um determinado ponto.

 

O limite de conexões USB no PC

O vídeo em destaque do nosso amigo Linus Tech envolve a construção de um PC gaming com a ajuda de inteligência artificial.

A ideia aqui é mostrar as habilidades técnicas do produtor de conteúdo, mas também explorar as possibilidades da Inteligência Artificial em projetos práticos.

O Linus Tech decidiu explorar os limites de conexão de dispositivos USB, testando a capacidade de um PC ao conectar mais de 100 dispositivos simultaneamente.

Em teoria, um computador pode suportar até 127 dispositivos USB simultaneamente, mas na prática, não existe um equipamento que conta com tantas portas USB ou que suportam muitos hubs para que todos os gadgets conectados funcionem ao mesmo tempo.

Para resolver o problema (ou pelo menos tentar), foi adaptada uma placa de criptomoedas para criar um hub USB massivo. Uma solução criativa que só seria possível com uma “visão fora da caixa” sobre esse conjunto de conexões.

 

O resultado dos testes

Durante os testes, Linus observou que a sobrecarga de dispositivos resultou em desempenho reduzido, culminando em falhas quando o número de conexões ultrapassou o limite previamente estabelecido.

Linus foi percebendo a perda gradativa de desempenho conforme o número de dispositivos conectados no computador.

E quando chegou em 112 dispositivos USB conectados, o sistema encontrou o limite técnico: no gadget 113, o computador bloqueou por completo, incluindo tudo o que já estava conectado nele.

Ou seja, as teorias existentes sobre a capacidade dos sistemas nas conexões simultâneas via USB foram confirmadas.

O experimento também serve como um sinal de alerta para os usuários e desenvolvedores de sistemas sobre a importância do gerenciamento de recursos do computador.

Muitos sistemas informáticos cometem o erro de conectar um número excessivo de dispositivos em um mesmo equipamento.

E muitos usuários e gestores de sistema simplesmente ignoram esse ato como um dos possíveis responsáveis pela queda de desempenho do computador.

Ou seja, ter uma boa dose de bom senso na hora de conectar os dispositivos USB no computador não é apenas uma forma inteligente de usar o equipamento.

É a maneira mais adequada de preservar a integridade do PC e até mesmo dos trabalhos em desenvolvimento.

Vídeos como esse do Linus Tech Tips é uma forma diferente de abordar problemas do mundo da tecnologia que podem afetar a qualquer usuário.

A boa notícia aqui é que o USB-C é bem menos problemático nos aspectos técnicos do que a porta USB-A, que levou anos para ser “aceita” pelo Windows.

Mas isso é assunto para outro artigo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira