fatima01 - Quem compartilha fake news é honesto, criminoso ou hipócrita?

Honestidade?

Será que o eleitor brasileiro é honesto? Somos capazes de lidar com a democracia com a honestidade?

Estamos contaminados com um ambiente tóxico, que só fica pior com o avançar de uma campanha eleitoral que se caracteriza pelos extremos.

Essa tendência de ‘nós contra eles’ não apareceu agora. Existe desde 2010, pelo menos, com políticos ameaçando a população com a política do medo. Hoje, o discurso só é mais enfático.

Mas o mais perigoso não é o discurso de ódio, nem a verborragia. Até porque os verborrágicos poderiam ficar falando para as paredes em ambientes controlados.

O mais perigoso está nas notícias falsas. Nas fake news. É uma mostra clara que tem muito eleitor desonesto por aí e, de forma hipócrita, fica pregando o discurso da moralidade e honestidade.

 

jabor02 - Quem compartilha fake news é honesto, criminoso ou hipócrita?

 

Como produtor de conteúdo útil na internet, parte do meu trabalho é verificar o que é informação útil e o que é lixo compartilhado pelas pessoas. E o que mais preocupa é que tem alguns internautas que estão cientes que aquela notícia compartilhada é falsa, e enviam a mensagem adiante, apenas para influenciar outras pessoas, de forma danosa e prejudicial.

Virou um ‘vale tudo’ em nome da defesa de ideologias distorcidas.

Algumas mentes “espertas e evoluídas” (não chamaria de evolução a desonestidade aplicada por essas pessoas, mas enfim…) se aproveitam do fato que a maioria dos usuários não se dá ao trabalho de verificar fontes na internet, e compartilham as ditas fake news, comprometendo a imagem de terceiros.

 

padre03 - Quem compartilha fake news é honesto, criminoso ou hipócrita?

 

Nos últimos dias, temos um festival de celebridades vindo a público para desmentir o uso indevido de imagem e atribuição de posicionamentos que jamais foram expressos por eles.

Vendo tudo isso, eu me pergunto: somos honestos?

De novo: não estou mais questionando candidatos ou partidos.

Estou questionando eleitores. Estou questionando cidadãos.

Como povo, como nação… realmente somos honestos?

Ou mais uma vez agimos pela nossa conveniência? Ou somos hipócritas travestidos de militantes políticos?

 

patricia04 - Quem compartilha fake news é honesto, criminoso ou hipócrita?

 

Mais uma vez…

É fácil atribuir aos políticos toda a corrupção que joga o Brasil na vala comum. Porém, é fundamental relembrar que eles são “os legítimos representantes do povo, eleitos em um processo democrático”.

Não adianta cobrar um exemplo lá de cima. Eles não são os nossos pais. Eles nos representam. E, se nos representam de forma tão torpe e miserável, é sinal que o problema não está neles.

O problema está em nós. No povo.

E, na boa… compartilhar fake news torna você tão criminoso quanto eles.

E um hipócrita em potencial.