Compartilhe

O Google usou o seu Doodle de hoje para homenagear o médico Ignaz Semmelweis. Ele é muito importante em tempos de coronavírus, pois ele foi o primeiro a sugerir que as pessoas lavem as mãos como medida obrigatória para evitar o contágio de enfermidades.

Semmelweis descobriu que a incidência de febre entre a população poderia ser diminuída usando a desinfecção das mãos no século XIX. Tal recomendação se tornou fundamental para o combate eficiente de epidemias, tal e como estamos enfrentando nesse momento com o coronavírus COVID-19.

 

 

Como Ignaz Semmelweis pode salvar milhões de vidas ao redor do mundo?

 

Semmelweis criou então a medida mais eficiente para evitar doenças, germes e vírus. No século XIX, as pandemias eram muito comuns, com baixa expectativa de vida para as pessoas. Logo, o médico implementou esta como uma das medidas mais básicas, porém, importantes para a higiene pessoal.

Ele se baseou na Teoria Microbiana da enfermidade para estabelecer o conceito vital para se manter saudável em tempos de pandemia. O Doodle do Google mostra também um vídeo com um guia informativo sobre como as pessoas podem lavar as mãos da forma mais correta possível.

 

 

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou esta ação como primordial para evitar um número maior de contágios do coronavírus, que se mantém ativo por muitas horas nas superfícies, tornando esse procedimento ainda mais relevante no combate à doença.

A animação do Google ficará ativa no site durante 48 horas a partir de hoje (20), para comemorar a descoberta desse médico. Além de lavar as mãos, a OMS recomenda que você não toque o rosto, olhos, boca, e nariz caso as suas mãos não estejam previamente limpas e da forma correta.

Nesse momento em que este post é produzido, o coronavírus conta com 252.850 contagiados, com 10.405 mortos (mais de 4 mil apenas na Itália) e 89.061 recuperados. São números que confirmam as estatísticas dos especialistas nas áreas de saúde, mas que são alarmantes para que todos (sem exceção) se mantenham ainda mais vigilantes e prudentes nas medidas individuais para evitar a expansão do vírus entre a população.

A quarentena total da população é até agora a medida mais eficiente para evitar a expansão do coronavírus. É uma atitude drástica, que está afetando a vida de todos. Mas é fundamental que todos façam a sua parte para que o impacto seja o menor possível. Caso contrário, enfrentaremos a maior crise sanitária de nossa história.

Logo… por favor… lave as mãos com água e sabão (e não com álcool em gel, pois não tem a mesma eficiência), e fique em casa. É o melhor para todos.

 


Compartilhe