Em meados da década de 1980, Darius S., um jovem DJ alemão, gravou uma música de um programa de rádio em uma fita cassete, mixando a canção com faixas de bandas como XTC e The Cure.
Como misturar duas músicas não era o bastante para garantir sua diversão, Darius decidiu emitir as identidades das bandas dos locutores das rádios, e enviou a “demo” em fita cassete para as emissoras, como se fosse uma canção nova e de autoria desconhecida.
E essa canção, de forma curiosa, se tornou um dos maiores mistérios da internet… até agora.
A busca e a descoberta
A fita caiu no esquecimento até que, em 2007, a irmã de Darius, Lydia, criou o site “Unknown Pleasures” para ajudar a identificar músicas não reconhecidas, incluindo a enigmática “Blind the Wind”, nome da tal canção desconhecida da década de 1980.
A música ganhou notoriedade ao ser postada em plataformas como WatZatSong e YouTube, mas sua origem permanecia um mistério, mesmo após tentativas de identificação por várias comunidades online.
Mas pelo visto, não tem nada que o Reddit não ofereça algum tipo de resposta minimamente plausível, ou espetacularmente absurda.
Em 2019, Gabriel Pelenson criou o subreddit r/TheMysteriousSong para reunir esforços na identificação da tal canção. A busca se tornou viral após um youtuber contar sua história e levar a iniciativa de descoberta adiante.
Recentemente, um usuário do Reddit encontrou um artigo antigo que mencionava uma banda chamada FEX, especializada no estilo Kiel, revelando que a música era na verdade uma gravação de uma competição de talentos em 1984.
O mistério foi finalmente desvendado quando se confirmou que a canção era ” Subways of your Mind”.
A história da música desconhecida não apenas trouxe à luz sua origem, mas também destacou o fenômeno das “canções perdidas” na internet, inspirando investigações colaborativas e revelações sobre outras músicas obscuras.
Por que demorou tanto tempo?
É inegável que a internet possui um papel decisivo na descoberta da canção.
Olhando para o aspecto colaborativo da rede mundial de computadores, esses e outros mistérios estão muito mais próximos de uma solução do que no passado.
Também podemos incluir neste pacote a tecnologia do presente.
Recursos como softwares de áudio que podem isolar com perfeição vocais da melodia e recursos de inteligência artificial podem produzir verdadeiros milagres na engenharia de som.
Por fim, a curiosidade humana, que avança para frentes totalmente inimaginadas.
Veja lá se as pessoas do passado eram tão curiosas a ponto de empregarem tempo e recursos apenas para descobrir qual é a música que está tocando.
Entendo que essa maior curiosidade está totalmente alinhada com o avanço tecnológico, o que é algo muito positivo para todos nós.
E pelo menos a partir de agora temos toda uma geração que pode dormir em paz com essa curiosidade sanada.
Não que o meu sono estivesse perdido por causa disso. Mas fico feliz por aqueles que realmente queriam saber qual era a canção misteriosa.