Quer músicas de graça para usar em seus vídeos no YouTube? | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas de Downloads » Quer músicas de graça para usar em seus vídeos no YouTube?

Quer músicas de graça para usar em seus vídeos no YouTube?

Compartilhe

riot games libera músicas de graça para youtube

Se você é criador de conteúdo para o YouTube (e não desistiu da plataforma depois de tantos problemas), sabe muito bem que um dos maiores problemas na hora de publicar vídeos está nos direitos autorais. Principalmente quando utilizamos músicas comerciais em algum momento do vídeo.

Basta poucos segundos de uma canção protegida por direitos autorais em um vídeo que não necessariamente tem fins comerciais ou financeiros e pronto: o seu vídeo é retirado do YouTube e, se os donos dos direitos fizerem uma denúncia, você leva um strike. E, com três strikes, pode dar adeus ao seu canal de vídeos na plataforma.

Pois bem, para não correr riscos na vida, este post traz uma dica bem interessante. Na verdade, oferece um mimo da Riot Games para os produtores de conteúdo no YouTube.

 

 

 

Músicas de graça para os seus vídeos no YouTube

A Riot Games decidiu ser uma mãe para os produtores de conteúdo independentes do YouTube que não querem correr riscos de infringir os direitos de autor alheio.

O problema no YouTube é tão sério, que qualquer pessoa ou empresa que faça uma reclamação de direitos de autor em vídeos que podem contar com ruído branco ou até mesmo o silêncio absoluto, aproveitando uma falha grosseira do algoritmo de verificação do site.

Então, pensando principalmente nos streammers que não podem perder toda a monetização de um vídeo porque o YouTube basicamente não consegue fazer um trabalho que presente, a Riot Games está oferecendo um álbum musical completo com músicas livres de direitos autorais, que podem ser utilizados em vídeos de forma livre e sem complicações legais.

O álbum se chama “Sessions: Vi | A Creator-Safe Collection”, e conta com nada menos que 37 músicas especialmente criadas para essa finalidade. Esse acervo pode ser utilizado em vídeos no YouTube de forma livre, ou seja, sem incorrer no risco de violar os direitos de autor.

As faixas foram compostas por diversos artistas musicais, incluindo aqueles especializados no desenvolvimento de trilhas sonoras para games. São canções boas o suficiente inclusive para serem ouvidas de forma independente, ou seja, em outras atividades como, por exemplo, produção de textos para blogs, desenvolvimento para web e, quem sabe, uma jogatina de videogames.

A única coisa que a Riot Games pede em troca para a utilização dessas canções é que o produtor do conteúdo coloque no vídeo publicado os créditos da música em execução, com o nome da canção, o artista principal ou do seu compositor e um link para a guia de compositores da empresa.

Aliás, a própria Riot Games liberou em seu site oficial um tutorial completo que auxilia na inclusão desse crédito para as canções, e qual é a forma mais adequada para utilizar esse recurso. Por isso, não tem desculpa em fazer a coisa certa dessa vez. Não custa nada incluir o crédito da empresa nos seus vídeos.

É importante reforçar que não há um limite para a utilização dessas canções. Você pode usar cada uma das 37 músicas de graça quantas vezes quiser, em qualquer tipo de conteúdo e em qualquer plataforma online. Qualquer pessoa pode usar essas músicas.

E para fazer o download desse álbum da Riot Games, basta clicar neste link.

De nada.


Compartilhe