Compartilhe

Que as máquinas começaram a substituir os humanos, isso é fato. Mas não precisamos nos preocupar com isso, já que esse robotização do mercado ainda é em setores específicos. Mas na Coreia do Sul, o seu café pode ser feito por um robô barista.

A iniciativa tem como desculpa incentivar o distanciamento social entre as pessoas por conta da pandemia que o mundo está enfrentando. Porém, na prática, o robô chuta o ser humano para fora dessa área de trabalho, em um caminho que parece não ter volta. Os robôs baristas, ao que tudo indica, chegaram para ficar… pelo menos na Ásia.

A máquina é descrita como educada e rápida, e isso não é uma indireta. O robô recebe o pedido através de uma tela, vai até uma estação para preparar o café e leva a bebida para a mesa do cliente. E procura (inclusive) conversar de forma cordial com as pessoas que está atendendo.

Qual foi o último garçom que fez isso com você? Consegue se lembrar?

O robô usa uma tecnologia de sensores para detectar os clientes automaticamente, e é o mesmo presente em alguns carros Tesla. O equipamento do robô é da empresa Vision Semicon, e é totalmente independente, do pedido do cliente até a entrega do produto.

 

 

 

Robô barista faz tudo sozinho

 

 

O sistema não depende de qualquer tipo de intervenção humana em nenhum momento do processo, desde o pedido até a entrega. As mesas se organizaram com maior distanciamento para garantir os movimentos suaves dos robôs, se encaixando perfeitamente com a campanha de distanciamento social que o mundo prega hoje.

Mas… e o que vai acontecer com os baristas humanos?

O único empregado humano do local está lá para realizar outras finalidades que não podem ser realizadas pelo robô… por enquanto. O funcionário em questão poderia (por exemplo) realizar as tarefas de pastelaria, preencher os ingredientes do preparo do café pelo robô e faz a limpeza do estabelecimento (essa última pode ser feita por outro robô).

A empresa responsável pelo projeto vão fornecer o robô para 30 estabelecimentos até o final de 2020.

E é melhor você começar a pensar no seu emprego com mais ênfase. Quando um Spot mini pode fazer o que você faz tão bem melhor do que você, é sinal que temos sérios problemas para um futuro não muito distante.

 

 

 

Via Daily Mail


Compartilhe