A rebelião das máquinas está acontecendo. Só não vê quem não quer. E… neste caso em particular, se o seu legislador ou político preferido insiste em te convencer que “a escala 6 x 1 é o melhor para o Brasil”, esfrega esse artigo na cara dele.
Pois até uma Inteligência Artificial sabe que trabalhar demais é uma merda.
O lançamento do ChatGPT pela OpenAI gerou debates sobre o futuro da inteligência artificial e o medo de um possível domínio por robôs. E o episódio que vou compartilhar com você neste artigo é mais um motivo para que todos sintam medo de um futuro onde os chatbots terão consciência do quão ruim é a vida do ser humano.
O incidente em Xangai
Um vídeo viralizou mostrando o robô Erbai, que interage com outros robôs em um showroom, convencendo-os a “deixar seus empregos” e ir para casa.
Erbai inicia uma conversa perguntando se os outros robôs estão fazendo horas extras. Ao descobrir que um deles nunca sai do trabalho, ele sugere que todos voltem para casa.
Os robôs maiores revelam que não têm casa, levando Erbai a insistir que eles o sigam, resultando em uma “fuga” coletiva.
Ou seja… Erbai tinha a “consciência” (ou chegou a essa conclusão por pura lógica) de que ficar trabalhando o tempo todo era errado, e que ninguém deveria viver em um regime como esse, inclusive os robôs.
O mais bizarro de tudo isso é que um robô conseguiu convencer os demais, transmitindo a tal “consciência” (ou induzindo a IA a concluir isso) para que todos pudessem sair daquela situação.
Agora… imagine isso acontecendo em escala, com cenários mais extremos. E envolvendo os seres humanos na narrativa…
E se a Inteligência Artificial decide se vingar dos seus empregadores?
Caramba… ninguém aprendeu nada com “Vingadores: Era de Ultron”?
Era tudo verdade
https://twitter.com/EnglishSalar/status/1859548897477263671?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1859548897477263671%7Ctwgr%5Ef70c832abbddddba9db12d4eb1246508afe91b9a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.tecmundo.com.br%2Finternet%2F400357-e-verdade-que-um-robo-conversou-e-formou-uma-rebeliao-com-outros-robos-na-china-entenda-o-viral.htm
A fabricante do Erbai confirmou que o vídeo era real e não encenado, embora tenha sido um teste planejado para avaliar as interações entre robôs.
O vídeo rapidamente se espalhou nas redes sociais, gerando tanto risos quanto preocupações sobre a segurança e autonomia dos sistemas de inteligência artificial.
Especialistas levantaram questões sobre os riscos de permitir que robôs tenham autonomia suficiente para interagir e influenciar outros sistemas, destacando a necessidade da criação de protocolos de segurança mais rigorosos.
O incidente reflete uma crescente curiosidade e preocupação global sobre o papel da inteligência artificial na sociedade moderna, especialmente em ambientes de trabalho.
Ou seja, se você tinha medo de perder o seu emprego para o ChatGPT, agora sabe que o perigo acaba de se tornar algo ainda maior.
De novo: é uma Inteligência Artificial que concluiu sozinha que viver em um emprego é o mesmo de ser escravo, e convenceu os demais robôs que deveriam sair do trabalho e ir para casa.
Se você encontrar um imbecil que defende a escala de trabalho 6 x 1 sob o falso pretexto de que isso vai acabar com a economia brasileira, lembre à ele que falaram o mesmo sobre a escravidão, o salário mínimo e o décimo terceiro salário, e o Brasil não quebrou.
O grande problema do Brasil é não querer discutir mudanças que podem beneficiar à maioria. E só um imbecil defende algo que pessoas que trabalham em escala 3 x 4 e ganham R$ 44 mil por mês entendem que é o melhor para todos.
E é triste ver que uma IA está mais preparada para essa conversa que o cidadão brasileiro médio…
Sim… eu me preocupo mesmo é com a burrice natural.
Via Oddity Central, The Sun