Friends é uma das séries de TV mais populares da historia (e recentemente superou Breaking Bad como “a melhor série de todos os tempos”… não é hora de discutir isso aqui, até porque seria preciso analisar os critérios de escolha). Mas jamais poderíamos imaginar que os robôs usariam a comédia da NBC para fins científicos.

Um interessante projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Britânica de Edge Hill faz com que o robô Robbie assista horas e horas de Friends e da telenovela Emmerdale. O objetivo das maratonas? Reconhecer diferentes expressões faciais e linguagem corporal para detectar sinais de agressividade ou depressão em humanos.

Hoje, a única forma de monitorar e controlar a demência é através da observação direta, mas tal técnica ainda apresenta falhas nos humanos. E Robbie pode ser o primeiro robô a utilizar o reconhecimento de expressões faciais baseado na visão, identificando quatro padrões comportamentais: agressividade, depressão, alegria e neutralidade.

O objetivo final é que o robô, quando identificar alguma mudanças de comportamento, que ele emita notificações para parentes, amigos ou cuidadores de um paciente com demência, para que os mesmos possam tomar as devidas providências em função dessa alteração de comportamento.

 

 

Friends é uma série complexa nesse sentido

 

 

As maratonas do robô Robbie ao assistir Friends fazem parte da segunda parte desse estudo, onde a estrutura narrativa dos episódios serve para compreender as atividades em grupo, assim como as variáveis dessas interações.

Na primeira fase do estudo, o robô teve que assistir a telenovelas, o que ajudou na compreensão e identificação dos sinais de demência e depressão. E aqui eu mal consigo imaginar os motivos pelos quais a interpretação em uma novela podem indicar isso, e não quero fazer piadas com quem assiste esse tipo de programa.

Fato é que, se Friends está na segunda fase desse estudo, logo podemos concluir que a comédia da NBC é “mais complexa” para o robô identificar essas alterações. E isso porque estamos falando de uma série que tem Matt LeBlanc no elenco.