A China confirmou a conclusão com sucesso da primeira operação de um implante dentário realizado de forma totalmente autônoma por um robô, e “sem a intervenção humana”.

Colocamos “entre aspas” porque o robô contou com a intervenção humana na fase prévia. Os médicos tiveram que orientar o robô até a boca do paciente, programando o dispositivo com as informações necessárias para a operação.

Uma vez completada essa etapa de preparação, o robô realizou a operação em pouco mais de uma hora, sem qualquer intervenção humana ou correção de erros. Quando a operação terminou, tudo foi feito perfeitamente, e o implante dentário foi colocado com excelente precisão.

A China sofre de grande escassez de dentistas, e por isso há o desenvolvimento desse tipo de robôs, já que a medida poderia beneficiar cerca de 400 milhões de chineses que necessitam de implantes dentários.

Para quem tem medo de ir ao dentista, ter um robô para tal função pode ser um pesadelo. Mas o cuidado dentário é fundamental para uma vida saudável. Logo, prepare os seus nervos.

O vídeo a seguir mostra momentos da intervenção, mas já avisamos que é um conteúdo bem gráfico.

 

 

 

Via MIT